X

0 Comentários

Críticas

#Turismo_Selvagem

Animação vencedora na competitiva em formação do 20º FestCine acerta desde o título até o crédito final.

Por Luiz Joaquim | 20.12.2018 (quinta-feira)

Ao vencer o título de ‘melhor animação’ da Mostra Competitiva de Formação do 20º FestCine, o curta-metragem #Turismo_Selvagem teve uma dupla vitória. Ou melhor, a vitória deve ser multiplicada por 20, que foi o número de participantes da Oficina de Animação CineSesi 2018 – responsável por ter criado o filminho de quatro minutos de duração.

Realizado no famoso “oásis do sertão pernambucano”, o município de Triunfo –  a 408 quilômetros do Recife -, #Turismo_Selvagem teve sua apresentação, na noite da projeção, feita por Bruna Florie, uma das integrantes da oficina.

Bruna soube dar o recado com precisão suficiente para não estragar a surpresa do que estava por vir. Ela lembrou que Triunfo é uma cidade com cerca de 17 mil habitantes, e isso significa que notícias correm rápido; e se apimentada pelo aplicativo do WhatsApp então…

Criado a partir de um acontecimento inusitado e registrado num domingo pela manhã por uma câmera de segurança, deixando a cidade em polvorosa por semanas, o documentário abusa da criatividade e do bom humor para ilustrar como estava o espírito do triunfense naqueles dias de tensão e sorrisos.

O trabalho aqui é feliz desde o título, com ‘turismo selvagem’ podendo abarcar na cabeça do espectador desavisado qualquer ideia em torno do que significa ‘turismo’ ou ‘selvagem’. Tendo Triunfo como pano de fundo, e o adendo do símbolo do hashtag na frente do título, tudo contribui para disfarçar o que será apresentado.

Uma vez iniciado o filme, e com o público entendendo que se trata de uma representação da interface do WhatsApp, aqui toda feita manualmente e com liberdade absoluta de criação na reconstrução dos símbolos (mas não totalmente a ponto de nos confundirmos), #Turismo_Selvagem conquista o espectador rapidamente por dois caminhos.

Um pelo seu visual de plástica rica, alegre, colorida, leve, feliz mesmo – e numa identidade visual que todo usuário do WhatsApp irá compreender imediatamente -, e outra pela dinâmica dos diálogos escritos como mensagens num grupo de WhatsApp – também forjando todas os clichês tão conhecidos para quem participa de grupos de comunicação do aplicativo.

Estão lá o “textão”, a “gargalhada exagerada”, a pegadinha com um falso áudio e tendo muito da inteligência de #Turismo_Selvagem residindo em seu ritmo.

Para o acerto desse ritmo a turma responsável pelo filme soube apropriar-se da natureza multimidiática do WhatsApp; quer dizer, soube inserir vídeos, áudios, e fotografias, como elemento narrativo, ajudando a dinamizar essa história tão bem contada e ilustrada.

E ainda, vale ressaltar: num filme sem diálogos falados (apenas diálogos tocados por troca visual de mensagens), o tempo de exposição dos textos é outro ajuste que não pode prescindir de timing. Assim como a trilha sonora (aqui ótima), que pode empurrar para baixo ou para cima as imagens que ela está cobrindo.

No caso da animação de Triunfo, parece mesmo não ter havido deslize da equipe técnica do filme. O único que escorrega em cena é o protagonista do curta-metragem, enquanto corre desembestado pelas ruas de Triunfo, fazendo o seu turismo selvagem enquanto nós, plateia, rimos sem culpa e sem medo.

Mais Recentes

Publicidade