X

0 Comentários

Festivais

49º Gramado + 25º CinePE (2021) – Inscrições

Festivais estão aceitando, em suas inscrições, filmes não-novos, concluídos antes de 2020.

Por Luiz Joaquim | 13.04.2021 (terça-feira)

Estão abertas as inscrições para os  festivais de cinema de Gramado (em sua 49º edição neste 2021) e para o Cine-PE: Festival do Audiovisual, que promoverá sua 25º edição no ano corrente. Para Gramado, as inscrições seguem abertas até o próximo domingo (25), já o Cine-PE aceita inscrições até 7 de maio.

GRAMADO – O 49º Festival de Cinema de Gramado tem data agendada para 13 a 21 de agosto de 2021. Cineastas do Brasil e de países ibero-americanos podem inscrever seus filmes nas mostras competitivas de Longa-Metragem brasileiro (LMB), Longa-Metragem Estrangeiro (LME) e Curta-Metragem Brasileiro (CMB).

Entre as exigências para a inscrição na competição estão critérios como duração mínima de 70 minutos para longas e máxima de 20 minutos para curtas; ineditismo regional para curtas brasileiros (sem exibição pública e comercial no Rio Grande do Sul) e ineditismo nacional para longas brasileiros e estrangeiros (sem exibição pública e comercial no Brasil).

Entendendo que o cenário da produção mundial de audiovisual enfrenta um momento difícil, a Gramadotur, autarquia responsável pela realização do evento, decidiu que poderão participar da seleção filmes concluídos a partir de 1º maio de 2019. Assim, títulos inscritos e não selecionados em 2020 poderão se inscrever novamente.

O regulamento completo, bem como as fichas de inscrição poderão ser acessados pelo site (clique aqui).

CINE-PE – Já os interessados em participar da programação da 25ª edição do Cine PE podem inscrever suas produções na mostra competitiva por este link (clique aqui)

Os filmes podem participar das Mostras de Curta-Metragem Pernambucano, Curta-Metragem Nacional e Longa Metragem, nas categorias ficção, animação ou documentário.

Para se inscrever nas mostras competitivas de curtas-metragens, os filmes devem ter até 22 minutos de duração (conteúdo e créditos), em formato 35 mm ou digital HD. Já os longas-metragens precisam ser brasileiros, podendo haver coprodução internacional, com duração acima de 70 minutos. É necessário garantir oficialmente as exibições dos longas na grade em formato 35 mm ou digital HD. Tendo em vista a acessibilidade, os filmes selecionados, tanto curtas quando longas, deverão entregar duas cópias, sendo uma delas legendada.

As produções realizadas neste período de pandemia serão acolhidas pelo festival. “Filmes com uma produção mais enxuta, caseira, que mostram a realidade do mercado, do momento que estamos passando. Apesar das dificuldades, essas produções reforçam a capacidade criativa dos realizadores brasileiros”, explica Sandra Bertini, diretora do Cine PE.

Podem se inscrever também no festival produções finalizadas em 2018, 2019, 2020 e 2021.

 

Mais Recentes

Publicidade