X

0 Comentários

Reportagens

Cineclube Contemporâneo no Recife

Exibição, debate e análise de filmes marcantes na história do cinema.

Por Yuri Lins | 20.05.2023 (sábado)

– Na imagem destacada, “Tih Minh” (1918), de Louis Feuillade.

A cidade do Recife acaba de ganhar um novo espaço dedicado à exibição, debate e estudo sobre cinema. O Cineclube Contemporâneo surge como um ambiente que tem como objetivo primordial apresentar filmes marcantes e fundamentais para a arte cinematográfica. Com ênfase na formação crítica, neste ano o cineclube abre suas atividades com a proposta “O Cinema e sua História”, onde serão abordados, ao longo de quatro séries de filmes, os momentos-chave na evolução e estruturação da linguagem cinematográfica.

O Cineclube é uma iniciativa do “Contemporâneo Centro de Ensino e Pesquisa” cuja missão central é promover o ensino da filosofia através de cursos, debates , palestras e atividades culturais afins.  A curadoria dos filmes é feita pelos críticos Luiz Soares Júnior (À Pala de Walsh) e Yuri Lins (Cinema Escrito).

Os ciclos cinematográficos que serão exibidos.

Através da organização dos filmes em conjunto, busca-se traçar um panorama não apenas cronológico, mas também genealógico. A disposição dos filmes nas exibições revela ressonâncias, diálogos e cisões entre as diferentes épocas. Cada programa é composto por seis filmes cuidadosamente selecionados, abrangendo desde os primórdios do cinema até os clássicos, passando pelos filmes modernos e contemporâneos.

É importante destacar que essa seleção não se restringe a um cânone fixo e inflexível. Pelo contrário, há espaço para fissuras e tentáculos que se estendem além das fronteiras estabelecidas, explorando obras que desafiam as convenções e ampliam os horizontes do cinema. Esses filmes periféricos e inovadores contribuem para enriquecer o panorama geral, trazendo novas perspectivas e possibilidades ao público

A próxima sessão acontecerá no sábado dia 20/05/2023, às 16h, e  será dedicada à exibição dos dois primeiros episódios da série “Tih Minh” (1918), dirigida por Louis Feuillade. O filme lançado no modelo de seriado como um folhetim cinematográfico, apresenta uma narrativa de espionagem repleta de aventuras, pistas falsas e reviravoltas. No entanto, por trás dessa trama catártica, existe um olhar crítico sobre a condição da humanidade após a Primeira Guerra Mundial.

Próxima sessão com um clássico de Louis Feuillade.

A narrativa segue a história de Jacques d’Athys, que retorna à sua casa em Nice após uma expedição à Indochina, acompanhado por Tih Minh, uma jovem mulher de Laos. Ao chegarem em casa, Athys e seu servo Placide se envolvem com um grupo internacional de ladrões de joias que também são espiões. Athys traz consigo um livro para a França, contendo uma mensagem codificada que revela a localização de um tesouro e informações governamentais sensíveis. Esse fato faz com que Athys e Tih Minh se tornem alvos dos espiões, os quais estão dispostos a fazer de tudo para obter o livro.

O mundo retratado em “Tih Minh” é caótico, desprovido de uma ordem moral que guie e organize a sociedade, resultando em uma grande desorientação para todos os personagens. O seriado se destaca pela habilidade e inteligência com que incorpora códigos de gênero, proporcionando um entretenimento envolvente repleto de momentos catárticos. No entanto, a reflexão sobre o estado do mundo da época ressoa em nosso presente, em um mundo marcado pela disseminação de pós-verdades. O filme nos convida a questionar as noções de verdade e manipulação, ressaltando a contínua relevância dessas questões ao longo do tempo.

As sessões do Cineclube ocorrem nos 1⁰ e 3⁰ sábados de cada mês, às 16h no Contemporâneo ( Rua da Moeda 170, sls 101 e 102, Recife Antigo)

O preço do ingresso é de R$ 10,00 ( R$ 5,00 estudante – com fornecimento de certificado de presença)

Para obter mais informações, você pode acessar o Instagram do Espaço Contemporâneo Filosofia através do seguinte perfil: @contemporaneofilosofia.

 

Programação completa.

Mais Recentes

Publicidade