X

0 Comentários

Festivais

14ª ANIMAGE (2024) – Programação

O festival traz filmes contemporâneos, clássicos restaurados, além de oficinas e masterclasses

Por Yuri Lins | 20.09.2024 (sexta-feira)

– Com informações da assessoria do festival. 

De 1 a 6 de outubro, o Recife será palco da 14ª edição do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco. Com uma programação gratuita para todas as idades, o evento ocupará espaços como o Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá.

A abertura oficial será no Teatro do Parque, na terça-feira, 1º de outubro, com a estreia latino-americana do documentário Miyazaki, L’Esprit de la Nature, de Léo Favier, que explora a vida e obra do mestre japonês Hayao Miyazaki. O festival também exibirá o clássico da animação japonesa Akira, de Katsuhiro Ôtomo, em versão restaurada 4k, e o premiado longa espanhol “El Sueño de la Sultana”, de Isabel Herguera.

Cartaz oficial do 14ª ANIMAGE.

Duas estreias no Brasil prometem chamar atenção: Boys Go to Jupiter, do animador americano Julian Glander, e Four Souls of Coyote, longa premiado do húngaro Áron Gauder.

Entre as mostras especiais deste ano, estão a celebração dos 100 anos da Animação Portuguesa, a Mostra Cubana, a Mostra Andreas Hykade e a Mostra Pernambuco. As já tradicionais Mostra Africana, Mostra Brasil e Mostra Erótica também estão de volta, assim como a Mostra Parque, que oferece sessões ao ar livre em espaços públicos e periféricos.

Bate-papos, oficinas e masterclass

Além das exibições, o ANIMAGE oferece uma ampla programação formativa. Todos os bate-papos e a masterclass têm entrada livre, e as oficinas requerem inscrição prévia pelo link  até o dia 23/10.

A masterclass Animação, Arte Total, ministrada pelo português Fernando Galrito, acontecerá no Cinema da Fundação/Derby, em 2 de outubro. Galrito, um dos principais nomes da animação portuguesa, abordará os 100 anos da animação em seu país e sua própria trajetória no setor. A atividade é realizada em parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

Além de ocupar as principais salas de cinema públicas do Recife, o festival está comprometido com a descentralização, levando sessões abertas ao Parque da Macaxeira e à Praça da Lagoa do Araçá.

Os bate-papos incluem três sessões: Animação Africana e da Diáspora, com Catapreta, Pâmela Peregrino e Kalor; Como Me Tornei um Profissional da Animação, com Camila Kater, Carlon Hardt, Chia Beloto, Eduardo Padrão e Radhi Meron; e Fomento Para o Cinema de Animação no Brasil, com Adriana Pinto (ABCA), Camila Bandeira (ADEPE), Luciana Campelo (FCCR) e Nara Aragão.

As oficinas oferecidas são: Narrativas Outras – do desenvolvimento ao roteiro, com Kalor, e “Animando Pinceladas”, com Daniel Bruson, ambas de 1 a 4 de outubro na Fundação Joaquim Nabuco. Entre os dias 2 e 4 de outubro, acontece a oficina “Animação Em Ação”, com Andreas Hykade, premiado diretor alemão e convidado especial do festival. A oficina tem o apoio do Consulado Geral da Alemanha no Recife e CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha.

A programação completa pode ser conferida através do link

Mais Recentes

Publicidade