X

0 Comentários

Reportagens

Reforma Cine São Luiz (Recife)

Sala reabre após Carnaval 2008

Por Luiz Joaquim | 13.09.2007 (quinta-feira)

Depois do próximo Carnaval. Esse foi o prazo que a diretoria da Aeso – Ensino Superior de Olinda deu para a reabertura do Cinema São Luiz, inativo desde 1ø de fevereiro. Em entrevista coletiva realizada ontem, a diretora da instituição, Ivânia Barros Melo, explicou os motivos do atraso das obras, cujo fim estava previsto para maio, e aproveitou a ocasião para pedir o apoio da iniciativa privada na continuação dos trabalhos. “Só pudemos retomar a restauração do espaço em julho, por conta de entraves burocráticos com a Fundarpe, mas, mesmo assim, o painel de Lula Cardoso Ayres que ocupa parte do hall de entrada já foi recuperado”. Apesar da instituição não divulgar qual o montante gasto, estima-se que as despesas ultrapassaram em 50% as projeções iniciais.

Segundo o novo cronograma, o teto deverá ser impermeabilizado no fim desta semana e a pintura ficará pronta em 45 dias, enquanto as novas cadeiras, mais modernas, devem chegar em até 60 dias. No entanto, a faculdade frisa as dificuldades que está encontrando com a recuperação do espaço e faz um apelo para sensibilizar os empresários locais. “Só uma empresa dedetizadora se dispôs a ajudar, mas o trabalho é enorme. Precisamos de material e serviços para muitas tarefas, como limpar o ar-condicionado, pintar a parte interna, providenciar novas cortinas”. No entanto, outros componentes do cinema, como as escadas de mármore, não sofrerão intervenções, “para preservar a ação do tempo”.

De acordo com a entidade mantenedora do São Luiz, outra dificuldade diz respeito à Celpe, que teria cobrado, em agosto, uma conta de R$ 5.800, 14 vezes superior à demanda do cinema em reforma. A assessoria da companhia energética rebate a afirmação alegando que a cobrança é devida, e a Aeso pode renovar um contrato firmado há três meses, permitindo ao cinema ter tarifas diferenciadas de energia.

O novo Cinema São Luiz receberá, além de filmes comerciais e ditos “de arte”, pequenas apresentações musicais e espetáculos teatrais. Até o próximo mês, a Aeso também promete disponibilizar um blog para que o público acompanhe o processo. Os interessados em destinar auxiliar na reforma podem entrar em contato com a faculdade pelo telefone (81) 3426-9797.

Mais Recentes

Publicidade