X

0 Comentários

Festivais

18o CineCeará (2008) – 3a. noite

Projeção prejudica festival cearense

Por Luiz Joaquim | 13.04.2008 (domingo)

FORTALEZA (CE) – Não é novo o contrasenso técnico no CineCeará, festival de respaldo, que traz, desde 2006, interessantes títulos ibero-americanos para a mostra competitiva de longas-metragens. A projeção, sexta-feira, do espanhol “Vete de Mí”, (2006), de Victor Garcia Léon (de 32 anos), ocorreu inteira e totalmente fora de foco, o que, indiscutivelmente, diminuiu o brilho dramático desta ficção que contrapõe pai e filho em conflito com as próprias escolhas (ou falta delas) para a vida.

Na noite de ontem (sábado), teve início a competitiva de curtas e a curadoria do 18º CineCeará merece parabéns aqui pela junção formal (e temática também) dos quatro filmes projetados. O carioca “…” (reticências), de Juliano Gomes e Leonardo Bittencourt, quase não usa a fala para esboçar o ciclo na vida de um rapaz que vê sua relação amorosa acabar enquanto outras se sucedem naturalmente.

Os dois pernambucanos, “Décimo Segundo”, de Leo Lacca, e “Fiz Zum Zum e Pronto”, de Marcelo Lordello, forçam o espectador a mergulhar no tempo próprio da relação dos casais (ambos apresentam tensões entre casais), usando a câmera como um instrumeno voyeur (no caso de Marcelo) e como um instrumento de extensão emocional dos personagens (no caso de Lacca). Houve ainda o paulista “Areia”, de Caetano Gotardo, que, a partir de um casal na praia, brinca com a memória, não como uma “ebulição de lembranças como o cinema está acostumado a mostrar, mas sim como esforço de reconstrução dessa memória”, como declarou o diretor na entrevista coletiva hoje pela manhã.

A noite de ontem também exibiu o longa “Postais de Leningrado”, confusa ficção venezuelana de Mariana Rondon sobre guerrilheiros das Forças Armadas de Libertacão Nacional a partir do olhos da filha de um casal de guerrilheiros. Após uma homenagem fria a Luiz Carlos Barreto, aconteceu a sessão hor-concours de “Waldick, Sempre em Meu Coração”. O doc revelou uma Patrícia Pillar diretora de olhar delicado e inspirado, destacando com respeito a profunda melancolia de Waldick Soriano, como também seu alcançe e relação com os fãs.

Hoje (domingo) à noite, o 18o CineCeará compete com um show gratuito no aterro da praia de Iracena com Roberto Carlos. Custo de R$ 2,5 milhões dispostos pela prefeitura para fazer o espetáculo acontecer, em homenagem ao aniversário de Fortaleza, tem dividido opiniões na cidade.

Mais Recentes

Publicidade