X

0 Comentários

Festivais

61º Festival de Cannes (2008)

Festival divulga longas-metragens concorrentes

Por Luiz Joaquim | 23.04.2008 (quarta-feira)

Três filmes brasileiros já estão confirmados para o 61° Festival de Cannes, o mais importante do cinema mundial. “Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas, foi um dos 20 escolhidos para a Seleção Oficial e concorrerá à Palma de Ouro, e passará pelo crivo do júri presidido pelo ator americano Sean Penn. “A Festa da Menina Morta”, estréia do ator Matheus Nachtergaele na direção, participará da mostra paralela Un Certain Regard (Um Certo Olhar). O terceiro representante do país é o curta-metragem “O Som e o Resto”, de André Lavaquial, da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, do Rio de Janeiro, que concorrerá na mostra Cinéfondation, para estudantes universitários do mundo inteiro. O festival francês acontece entre os dias 14 e 25 de maio, com a première mundial, fora de competição, de “Indiana Jones e a Caveira de Cristal”, de Steven Spielberg e “Vicky Cristina Barcelona”, de Woody Allen.

A trama de “Linha de Passe”, que conta a história de quatro irmãos paulistanos sem pai, tem uma dura concorrência para superar. Entre os concorrentes, estão outros premiados em Cannes. Um deles é Clint Eastwood dirigindo Angelina Jolie em “Changeling”. A relação traz novos filmes de outros medalhões como “The Palermo Shooting”, do alemão Wim Wenders, “Che”, de Steven Soderbergh e “O Silêncio de Lorna”, dos irmãos belgas Dardenne. Já “A Festa da Menina Morta”, que mistura fanatismo religioso e tragédia familiar na Amazônia, encontra pela frente o diretor de videoclipes Michel Gondry (“Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”) e o veterano documentarista francês Raymond Depardon (que já recebeu mostra especial na Fundação Joaquim Nabuco).

Walter Salles concorre com ele mesmo em Cannes. Salles está envolvido na produção de “Leonera”, do argentino Pablo Trapero. Com Rodrigo Santoro no elenco, a produção também é uma das concorrentes à Seleção Oficial. O curta-metragista ítalo-brasileiro radicado nos EUA Antonio Campos é um dos concorrentes de Nachtergaele com seu primeiro longa-metragem, “Afterschool”. Campos já ganhou o prêmio da Cinéfondation em 2006 e concorreu ano passado na seleção oficial de curtas. A Quinzena dos Realizadores e a Semana da Crítica, duas das respeitadas mostras paralelas, devem divulgar seus concorrentes até amanhã.

——————————-

Longas-metragens em competição oficial

Les Trois Singes, de Nure Bilge Ceylan
Le Silence de Lorna, de Jean-Pierre et Luc Dardenne
Un Conte de Noël, de Arnaud Desplechin
Changeling, de Clint Eastwood
Adoration, Atom Egoyan
Waltz With Bashir, de Philippe Garrel
Gomorra, Matteo Garrone
24 City, de Jia Zhangke
Synecdoche, Ney York, de Charlie Kaufman
My Magic, de Eric Khoo
La Mujer sin Cabeza, de Lucrecia Martel
Serbis, de Brillant Mendonza
Delta, de Kornel Mundruczo
Linha de Passe, de Walter Salles
Che, de Steven Soderbergh
Il Devo, de Paolo Sorrentino
Leonora, de Pablo Trapero
The Palermo Shooting, de Win Wenders

Mais Recentes

Publicidade