X

0 Comentários

Festivais

12° Cine-PE (2008) – noite 4 (curtas e longas)

Sobre gatos e vaias

Por Luiz Joaquim | 02.05.2008 (sexta-feira)

Quando tudo corre como programado num festival de cinema, só nos cabe falar exclusivamente dos filmes que por ali desfilaram. Mas, na noite do feriado, ontem (1° de maio), com uma sala realmente cheia para a sessão de curtas-metragens, tivemos a primeira vaia encorpada deste 12ª Cine-PE. Foi para o pernambucano “Décimo Segundo”, de Leo Lacca.

A vaia revela dois aspectos aqui: a platéia local parece estar se tornando mais honesta na expressão dos sentimentos (independente de sua capacidade de valoração) superando o perfil ‘orgulho de ser pernambucano’ para avaliar uma obra recifense. E dois: “Décimo Segundo” parece seguir uma sina injusta, que iniciou com as mesmas vaias calorosas no Festival de Brasília, há sete meses.

Na apresentação do longa competitivo “Um Olhar de Cineasta”, o tímido diretor César Cavalcanti foi interpelado por um gato (o animal mesmo) cruzando o palco para a surpresa e susto coletivo da platéia. “Olhar…”, detalhando a vida de Marcos Farias, cineasta catarinense que circulou entre os influentes fundadores do Cinema Novo, é um trabalho discreto e esforçado. Tem poucas pretensões artísticas e maior interesse em trazer à tona todas as informações possíveis sobre essa figura um pouco relegada pela história de nosso cinema.

O real desastre da noite foi com a exibição do longa pernambucano “Pernambuco: O Golpe (1964-1979)”, de Bráulio Brilhante. Sem a ajuda de uma projeção digital correta e com imagens terrivelmente captadas, tivemos acesso um desfile de atropelos de informações políticas pontuadas pelos governadores que ocuparam o Estado no período do título do filme. Na apresentação, o produtor Cleonildo Cruz avisou, “Vocês sairão daqui impactados”… de fato.

———————————–
PROGRAMAÇÃO DE HOJE
02 de maio (sexta)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS DIGITAIS
Fabulário Geral de um Delírio Curitibano (Ficção, Direção: Juliana Sanson, 16′, PR)
Até Onde a Vista Alcança (Documentário, Direção: Felipe Peres Calheiros, 20′, PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS EM 35 MM
Um Ramo (Ficção, Direção: Juliana Rojas e Marcos Dutra, 15′, SP)
Comprometendo a Atuação (Ficção, Direção: Bruno Bini, 18′, MT)
Trópico das Cabras (Ficção, Direção: Fernando Coimbra, 22′, SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
Ouro Negro (Ficção, Direção: Isa Albuquerque, 115′, RJ)

Mais Recentes

Publicidade