X

0 Comentários

Festivais

13ª Mostra de Tiradentes – 2010 (abertura)

Começa a Mostra de Tiradentes

Por Luiz Joaquim | 22.01.2010 (sexta-feira)

Começa hoje a 13ø Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), com mais de 100 novíssimo filmes contemporâneos do Brasil, sendo cinco deles pernambucanos. Sobre isso, o curador da mostra, Cléber Eduardo, diz que: “O Ceará, mais uma vez, apresentou uma safra de filmes fortíssimos, juntamente com Pernambuco e São Paulo. Diria, sem dúvidas, que os três estados comandam hoje a produção de curtas no país”, declarou.

Na programação de longas, o grande destaque fica para a “Mostra Aurora”, que pelo 3ø ano vai premiar o melhor filme entre os diretores em início de carreira em longa-metragem. Participão deste segmento da programação sete longas-metragens inéditos, incluindo a “pré-estreia mundial” de “Dá um Tempo”, de Evandro Berlesi e Rodrigo Castelhano.

Entre os concorrentes do Aurora aparecem: “A Falta Que Nos Move”, de Christiane Jatahy; “Esperando Telê”, de Rubens Rewald e Tales Ab’Saber; “Mulher à Tarde”, de Affonso Uchoa; “Pacific”, de Marcelo Pedroso; “Terras”, de Maya Da-Rin (exibido no último Festival de Locarno); e também a pré-estreia mundial de “Estrada Para Ythaca”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti.

Temos ainda “Um Lugar ao Sol”, de Gabriel Mascaro (selecionado para o Festival Visions du Réel, na Suíça). A responsável pelo Still (fotos das locações para divulgação do filme), Rachel Ellis, foi, inclusive, umas da vencedoras do 3ø Prêmio de Fotografia Pernambuco Nação Cultural. (Veja matéria na página 3).

De nosso Estado, quatro obras estão na mostra “Foco” e mais um no “Panorama”. No primeiro grupo está “Recife Frio” (indo para Roterdã semana que vem), do Kleber Mendonça. Também em cartaz por lá o curta “Não me Deixe em Casa”, de Daniel Aragão (selecionado para o festival de Clermont-Ferrand, França).

Á propósito é um pernambucano que tem a honra de abrir o evento hoje: trata-se do longa-metragem “Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo”, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz. Exibe às 21h (20h no Recife) no Cine-Tenda.

Mais Recentes

Publicidade