X

0 Comentários

Críticas

Percy Jackson e Ladrão de Raios

Bruxinho Potter ganha um sucessor

Por Luiz Joaquim | 12.02.2010 (sexta-feira)

Hoje os adolescentes ganham um novo herói no cinema. Seu nome, Percy, de Perseu, da mitologia grega. Ele é um semideus, filho de Poseidon (deus dos mares) que ao lado dos dois irmãos Hades (deus dos mortos) e Zeus (rei dos deuses), formam a o trio soberano no Olimpo. Tudo isso está em “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” (Percy Jackson and The Lighting Thief, EUA, 2010), dirigido pelo veterano Chris Columbus.

A geração que cresceu com Harry Potter deverá olhar para Percy com olhos de desdém, mas os pequenos, que irão crescer com Percy certamente terão em sua figura um herói para vida toda. E o bom é que estimulará sua curiosidade para ao que há de mais rico na mitologia grega, ao contrário da fabula moderna e estreita de Potter.

O filme é uma adaptação do primeiro de cinco livros (sendo o último lançado em maio último) de Rick Riordan, que virou mania nos EUA. Não à toa, Chris Columbos (que já dirigiu dois ‘Potters’ – “A Pedra Filosofal”, 2001, e “A Câmara Secreta”, 2002), foi chamado para capitanear este ‘Percy’ embrionário. Aqui ele aplicou um ritmo narrativo que remete às divertidas aventuras juvenis dos anos 1980, coroado em 1990 com o clássico “Esqueceram de Mim” (dirigido por Columbus).

Sem saber que é especial, Percy (Logan Lerman) tem uma vida normal na escola ao lado do amigo Grove (Brandon T. Jackson). Apesar da dislexia, deficit de atenção e a piscina ser o único lugar que aprecia, o seu grande problema é não ter conhecido o pai, além de viver sobre os maltratos do padrasto contra sua mãe (Catherine Keneer).

Eis que ao visitar uma exposição da cultura grega, ele descobre sua origem por estar sendo equivocadamente acusado de ter roubado o raio de Zeus, que definiu um prazo para a devolução da peça, ou iniciará uma guerra com Poseidon. Percy terá então que ir para um campo de treinamento de jovens semideuses que dali vão parar até na Casa Branca. Lá encontra Anabeth (a linda Alexandra Daddario), filha de Atena (deusa da sabedoria e estratégia da guerra), e Luke (Jake Abel) o filho de Hermes (deus dos viajantes).

Tendo de provar sua inocência e salvar sua mãe da terra dos mortos, Percy, com a ajuda de Anabeth, de um Sátiro e um Centauro, enfrenta uma Fúria, um Minotauro, a Medusa e outros perigos. É também bom ver no elenco Pierce Brosnan e Steve Coogan se divertindo. Ou ainda Rosario Dowson como Perséfone, mulher infiel de senhor do inferno, que no filme, curiosamente, situa-se logo abaixo de Hollywood. Com Lerman e Daddario afinados, o único senão do jovem elenco está em Brando T. Jackoson, que precisar soar engraçado, mas não consegue.

Mais Recentes

Publicidade