X

0 Comentários

Festivais

14º Cine-PE (2010) – noite 2

Dois longas em competição nesta terça (27)

Por Luiz Joaquim | 27.04.2010 (terça-feira)

Começa hoje a competição entre os longas-metragens no 14º Cine-PE: Festival do Audiovisual. Por uma adequação na grade de programação (são seis longas competindo em quatro dias), à noite de hoje e de amanhã reservam a projeção de dois títulos. “Cinema de Guerrilha” (SP), documentário de Evaldo Mocarzel (veja entrevista com o diretor na página 5), e “O Homem Mau Dorme Bem” (DF), ficção de Geraldo Moraes.

Moraes é velho conhecido do Cine-PE, pelo qual já ministrou algumas oficinas, e também pela participação com “No Coração dos Deuses”, que levou no festival daqui, em 2000, o então troféu “Passista” para o melhor Ator (Antônio Fagundes), trilha sonora e som. “O Homem Mau Dorme Bem” é, junto a “Sequestro” (quarta-feira), de Wolney Atalla, um dos títulos não-inéditos da seleção competitiva.

Exibido no 42º Festival de Brasília (novembro) “O Homem Mau…” poderia também chamar-se ‘o homem bom não dorme’. Isso porque tudo gira em torno de uma palhaço de circo (Luiz Carlos Vasconcelos) que se resguarda para sua amada, alimentado pelo desejo de se vingar contra aqueles que o afastaram dela. Geraldo brinca com o presente e passado em seu roteiro, mas há um transito narrativo burocrático entre os dois tempos, de forma mais prejudicial que benéfica para seu espectador. Rodado na Capital Federal, o filme teve grande interesse da platéia do Cine Brasília. Vejamos como se comporta com o sempre bastante receptivo público pernambucano.

A competição entre os curtas-metragens traz, a partir das 18h30, os digitais “Corpo Urb” (PE), de Mariane Bigio; e “Eu Queria Ser um Monstro” (RJ), de Marão. Em película, exibem a boa animação de “O Divino, de Repente” (SP), de Fábio Yamagi; e “Senhoras” (DF), de Adriana Vasconcelos. Agora pela manhã, o festival promove – com acesso livre – debate com os realizadores dos filme exibidos ontem à noite. Às 15h, começa o seminário “Perspectiva e Cenários para a Indústria Audiovisual – tema: produção”. Debate e seminário acontecem no Hotel Golden Tulip Recife Palace, Boa Viagem.

Mais Recentes

Publicidade