X

0 Comentários

Artigos

Para fazer cinema

Câmera clara 199

Por Luiz Joaquim | 19.04.2010 (segunda-feira)

É amanhã, às 10h no Museu do Estado de Pernambuco, que serão anunciados os três selecionados em conjunto pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) a receber o prêmio pelo concurso de roteiro Ary Severo e Firmo Neto. Individualmente, cada um dos três projetos recebe R$ 80 mil (fora dedução de impostos) – dois pela Fundarpe, um pela FCCR – para a confecção de curtas-metragens finalizados em 35mm. Para quem minimiza a importância do concurso, vale lembrar que parte da tão celebrada fama do cinema pernambuco no resto do País deve parte do crédito a este concurso anual. Foi por ele que alguns dos hoje cineasta em progressiva atividade produtora deram os primeiros passos. E mesmo quem não começou por ele, viu nos trabalhos gerados por ele um estímulo a partir para a produção. Nesse mesmo espírito está o Cine-PE, que inicia a mostra competititva de sua 14ª edição na próxima segunda-feira. O simples fato da cidade do Recife prover um festival de cinema, por mais modesto que seja, estimula sua juventude a pensar em fazer cinema. Só para citar um exemplo concreto, olhemos para o discurso de Leo Lacca quando apresentou “Ventilador”, seu primeiro curta-metragem no Cine-PE em 2004. Na ocasião, Lacca disse que foi como frequentador daquele festival que sentiu vontade e percebeu que podia fazer cinema. Falou ainda que isso era possível a qualquer um. Era só acreditar. Recado dado.

————————————————————–
Curtas SP
O 21o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo acontecerá de 19 a 27 de agosto de 2010. As inscrições para os curtas brasileiros estão abertas e vão até o dia 10 de junho. As inscrições serão online e através do site Short Film Depot (www.shortfilmdepot.com). Poderão participar produções finalizadas em 2009 e 2010, com duração até 35 minutos (finalizados em 35mm) e de 3 a 20 minutos (finalizados em formato digital). O Festival é um ponto de encontro entre a produção latino-americana e internacional, promovendo o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas ao curta-metragem.

—————–
Animação
Nara Normande, da curadoria da segunda edição do festival Animage, trabalha para trazer o ótimo longa-metragem “Mary & Max” (foto acima), primeiro de Adam Elliot (diretor do curta premiado “Harvie Krumpet”). O festival que acontece no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco entre 21 e 27 de maio.

——————————–
Utopia e Barbárie
Próxima sexta-feira o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco estreia o documentário “Utopia e Barbárie”, de Silvio Tendler (na foto com Chico Dias). O doc. retrata o mundo pós-segunda guerra mundial e suas transformações; as utopias que nele foram criadas e as barbáries que o pontuaram. Descreve o desmonte das utopias da geração sonhadora de 1968 e analisa a criação de novas utopias neste mundo globalizado.

Mais Recentes

Publicidade