X

0 Comentários

Festivais

14ª Tiradentes (2011) – curtas

Festival de Tiradentes divulga programação

Por Luiz Joaquim | 22.12.2010 (quarta-feira)

No circuito de festivais de cinema, o de Tiradentes a cada ano trabalha a partir de um perfil que parece mapear os diversos polos cinematográficos que se destacam na produção contemporânea, trazendo narrativas que se aproximam do cinema alternativo. O evento, que começa no dia 21 e vai até 29 de janeiro (com cobertura da Folha de Pernambuco), divulgou na segunda-feira a programação, que conta mais de 100 filmes, de 14 estados diferentes, além de uma homenagem ao ator pernambucano Irandhir Santos.

A edição deste ano do festival mostra um recorte amplo do cinema nacional, sendo aproximadamente 60% das obras selecionadas feitas fora do eixo Rio-São Paulo. Pernambuco aparece representado por 10 curtas: “Praça Walt Disney”, de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, “As Aventuras de Paulo Bruscky”, de Gabriel Mascaro, “Uma noite em 68”, de Ionaldo Araujo, “01:21”, de Adriana Câmara, “Aeroporto”, de Marcelo Pedroso, “Peixe Pequeno”, de Vincent Carelli e Altair Paixão, “Mens Sana In Corpore Sano”, de Juliano Domelles, “My Way”, de Camilo Calvacante, “Azul”, de Eric Laurence, “Décimo Segundo”, de Leonardo Lacca (esses dois últimos fazem parte da mostra qe homenageia Irandhir).

“Praça Walt Disney” (programado na Mostra Foco) é um dos que terão sua estreia no festival. O filme possui um interesse que o aproxima do documentário, em que a praça do título funciona como um tipo de alegoria. “O filme toca em vários pontos”, comenta Renata Pinheiro. “É um documentário que não tem falas, mas tem narrativa clara e linear. É um dia em Boa Viagem, sem um posicionamento negativo sobre a sociedade. Não é maniqueísta, é um tratado estético sobre o bairro”, explica a diretora. É um filme em sintonia com outras obras pernambucanas, que pensam sobre as mudanças no espaço urbano com um olhar crítico. “A cidade nos inspira, nos influencia. Essas transformações urbanas na arquitetura e no comportamento social reverberam na criação artística da cidade”, reflete Renata.

MOSTRAS
A Mostra Foco, criada na edição anterior do festival, possui curadoria do crítico e cineasta Eduardo Valente. É uma parte do evento que representa um recorte na produção contemporânea de curtas-metragens, com ênfase em diretores mais conhecidos em circuitos alternativos. Já a Mostra Panorama, com curadoria de Cássio Starling Carlos e Pedro Maciel Guimarães, traz 37 curtas de 10 estados brasileiros, que ilustram um panorama amplo do cinema atual. Completam o festival as mostras Curta na Praça, Cena Mineira, Homenagem, Mostrinha, e a Série Especial.

Mais Recentes

Publicidade