X

0 Comentários

Off Topic

Curso Hist. do Cine Pernambucano (2013)

Aula para conhecer o nosso cinema

Por Luiz Joaquim | 03.05.2013 (sexta-feira)

Ainda é possível concorrer a uma vaga no curso “História do Cinema Pernambuco”, cujas inscrições estão abertas até segunda-feira (6/5). Com o objetivo de resgatar a memó­ria audi­o­vi­sual regional, os encontros, que acontecem entre 13 e 31 de maio, deverão analisar os ciclos e movi­men­tos mais marcantes do cinema no Estado, além do momento atual.

Dividido em cinco módulos, o primeiro – “O Ciclo do Recife” – tem como orientador o Prof. Doutor Paulo Cunha, que irá desdobrar as circunstâncias e estéticas que marcaram o período mudo do cinema pernambucano, na década de 1920. O segundo módulo – “O Coelho Sai, O Canto do Mar e a Produção dos Anos 1960 e 1970″ – tem como responsável a pro­fes­sora e mes­tra Raquel do Monte. Ela fala de um dos momentos mais relegados da produção local, como a primeira produção colorida feita no estado (por Firmo Neto), e o clássico de Alberto Cavalcanti, pós-Vera Cruz.

O Prof. Dr. Alexandre Figuerôa – também coordenador pedagógico do curso – contempla os alunos contextualizando o período em que o Super-8 dominava a cena local. Já o módulo quatro terá a mestra Amanda Mansur fazendo a ponte entre o período que apresentou ao Brasil nomes como Cláudio Assis, Lírio Ferreira, Paula Caldas – hoje figuras consagradas.

As aulas encerram com a participação do Prof. Mestre, e crítico de cinema desta Folha de Pernambuco, Luiz Joaquim, apresentando a nova geração do cinema local, com suas inquietações estéticas e políticas que alcancaram êxito não só em todo o país mas também no exterior.

Com o formato de um curso de extensão, a oportunidade é interessante para quem deseja complementar sua formação cultural/profissional. A promoção do curso é da Andréa Mota Produção e Comunicação, com recurso apro­vado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura), apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do Centro de Atitudes e da Eixo Audiovisual. As aulas acontecem entre às 19h e 22h na sala João Cardoso Ayres, Fundaj (Derby). Para concorrer, o interessado deve enviar o cur­rí­culo e uma da carta de inten­ções para o e-mail (historiadocinemape@gmail.com). Outras informações pelo fone (81) 3463.6662.

Mais Recentes

Publicidade