X

0 Comentários

Artigos

Recife água

Câmera clara 373

Por Luiz Joaquim | 20.05.2013 (segunda-feira)

Quem acha que o curta-metragem “Recife Frio” encerrou o assunto tragicômico do excesso de chuva no Recife é porque pensa pequeno. O ótimo filme de Kleber Mendonça Filho não contemplou, por exemplo, um assunto básico e obrigatório quando chove no Recife – e basta uma chuvarada forte no período de uma noite, e não de semanas como o curta apresenta. Falamos do alagamento das ruas e trânsito interrompido. Basta por o pé para fora de casa num período assim para entender como o Recife reage a uma noite de chuva ininterrupta. O caos em que a Cidade se transformou na manhã de sexta-feira foi (mais) um grande exemplo disso. As situações geradas pela confusão renderiam um outro “Recife Frio” tão cômico quanto trágico, fosse pelo sofrimento do recifense que precisa se deslocar numa situação assim, fosse pelo lado cômico como muitos encaram a mesma situação. Se por um lado recebíamos na redação da Folha de Pernambuco a notícia de que um arrastão acontecia na avenida Agamenon Magalhães, com motoqueiros assaltando os carros engarrafados; por outro sabíamos da captura de um jacaré no viaduto da avenida Caxangá. Por outro lado, não parava de chegar às redes sociais fotomontagens com situações absurdamente cômicas, como a de um grupo de meninas de nado sincronizado fazendo um número num alagamento na avenida Conde da Boa Vista, enquanto pessoas se apertavam numa parada de ônibus (foto acima). Se tudo isso não é suficiente para bolar um bom filme de falsa realidade, assim como “Recife-Frio”, então não sabemos o que é. O fato é que esse tipo de situação só é bem vinda mesmo no cinema, pois a vida, na prática, pede mesmo é conforto.

——————–
Brasília
Aberta temporada de inscrições em festivais de cinema. Uma vez que a maioria dos mais importantes acontece no 2º semestre, no finalzinho do primeiro é uma correria só para os realizadores. Quem anunciou semana as inscrições foi o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (de 17 a 24 de setembro). Poderão se inscrever curtas e longas metragens de ficção e documentários e curtas de animação, preferencialmente inéditas. Os realizadores terão até o dia 25 de junho para fazer as inscrições e a divulgação dos selecionados está marcada para o dia 18 de julho. O edital foi lançado e está disponível no site www.festbrasilia.com.br.

—————-
Gramado
O 41° Festival de Cinema de Gramado também aguarda inscrições até 27 de maio. Na seleção de longas-metragens em competição, José Wilker, Rubens Ewald Filho e Marcos Santuário continuam na curadoria. Este ano, o festival acontece de 9 a 17 de agosto na cidade-palco. Para conferir o regulamento completo e mais informações sobre o evento www.festivaldegramado.net.

——————————-
Janela
Aqui no Recife, a Cinemascopio Produções também está no aguardo de inscrições de filmes para participar da 6ª edição do Janela Internacional de Cinema (11 a 20 de outubro). A programação do festival começa a ser formada por seletiva de filmes até 35 minutos. Em 2013, poderão concorrer filmes produzidos em qualquer formato de captação de imagem, até 35 minutos de duração, e realizados a partir de janeiro de 2012. As inscrições deverão ser feitas através por (www.janeladecinema.com.br) e segue até 8 de julho. Para se inscrever, os realizadores/produtores deverão preencher o formulário online no site do festival A lista dos filmes selecionados será divulgada até 4 de setembro.

Mais Recentes

Publicidade