X

0 Comentários

Artigos

De baixo para cima

Câmera clara 380

Por Luiz Joaquim | 15.07.2013 (segunda-feira)

Semana passada o Recife viu (e chorou de rir com) o filme “Cine Holliúdy”, projeto bastante autoral do realizador cearênse Halder Gomes. O filme conta a história de Francisgleydisson. Sujeito simples que vive no interior daquele estado nos anos 1970. Entre sua paixão pelo Karatê e o cinema, o protagonista monta uma sala de exibição num momento em que a TV começa a conquistar todos os brasileiros. Para além dessa premissa interessante do enredo – que só encontra paralelo no filme de Cacá Diegues, “Bye Bye Brasil” (1979) – o filme de Halder tem um detalhe que o torna especial. É comicamente falado em “cearensês” e por isso traz legendas. À parte o exotismo, “Cine Holliúdy”, que estreia no Ceará dia 9 de agosto, abre uma porta que o mercado de distribuição no Brasil parece não entender. O do filme regional que pode tornar-se um fenomêno local, mas também ter êxito nacional. É um erro pensar que a cultura nordestina, ou gaúcha, ou mineira, não tenha potencial para agradar aos cariocas ou paulistas. Acima de questões culturais e geográficas, há uma linguagem que se sobrepõem a tudo isso, que é a linguagem do cinema. Nela, Halder Gomes se espraia. Seu filme ainda não estreou, mas já é comentando entre as distribuidoras nacionais. Uma representante no Brasil de um grande estúdio de Hollywood, por exemplo, lamenta hoje por não ter dado bola quando o cineasta lhes procurou para pedir ajuda no lançamento do filme. Hoje a mesma representante levou um puxão de orelha dos chefões americanos. Depois de muita peleja, Halder encontrou o apoio da Downtown Filmes, e trabalha o primeiro momento do filme no Ceará para depois ganhar o Brasil. É um movimento inédito, e por isso arriscado. Mas de muita coragem, assim como as ações do herói Francisgleydisson. Aguardemos os resultados.

————————————-
BOND 24
Depois de “007: Operação Skyfall”, o filme mais bem sucedido da franquia, o novo trabalho do espião britânico estreia no Reino Unido em 23 de outubro de 2015, nos Estados Unidos em 06 de novembro do mesmo ano. Os produtores anunciaram semana passada que o ator Daniel Craig retornará mais uma vez ao papel do lendário agente, assim como Sam Mendes, que também volta para dirigir o roteiro escrito por John Logan.

——————
CINEMINHA
Neste período de férias, a Caixa Cultural Recife oferece o projeto “Cineminha” , focando cinema para crianças e adolescentes. De amanhã até 28 de julho – sempre de terça a domingo – o projeto apresenta seis longas-metragens e 27 curtas. Os filmes serão exibidos duas sessões a cada dia, às 16h e 18h. Além dos filmes, serão oferecidas duas oficinas de animação voltadas a crianças de 9 a 13 anos, que irão produzir seus próprios filminhos. Mais infos em ( www.3moinhos.com/cineminha ).

———————
WOODY-OSCAR
São pouquíssimos os cineastas autorais nos EUA que conseguem fazer um filme por ano em sua inteira carreira. Woody Allen está na ponta desse grupo. Há agora um grande fuzuê em torno de seu novo trabalho “Blue Jasmine”, depois de “Meia Noite em Paris”, seu maior sucesso comercial até o momento. Dois trailers são os responsáveis pelos comentários na internet, sendo que o tema principal é a performanca de Cate Blachett. Fala-se já em mais um Oscar para moça.

Mais Recentes

Publicidade