X

0 Comentários

Artigos

Festival, te quero

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 22.07.2013 (segunda-feira)

Semana passada, o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, anunciou seus filmes competidores para a edição que acontece este ano entre 17 a 24 de setembro. É o mais antigo evento do gênero no País e sua administração mostra, com sua lista de títulos quase todos inéditos e atraentes, que o festival não envelheceu. Pelo contrário, renovou-se e continua cada vez mais disputado. Foram 478 filme tentando entrar lá, sendo 39 longas de ficção, 63 documentários, 239 curtas de ficção, 102 curtas de documentários e 35 curtas de animação. Mas qual o segredo? Seriedade na curadoria e uma rica premiação em dinheiro que somam R$ 700 mil. Para quem não entendeu, cineastas brasileiros precisam de dinheiro.

O futuro
Há exatas 60 anos, o escritor Ray Bradbury (1920-2012) já prenunciava como seria o jornal do futuro. Está no seu romance “Fahrenheit 451” (1953). A ficção científica virou filme (foto acima) em 1966 pelas mãos de François Truffaut. Rodado na Inglaterra, foi o primeiro e último filme dirigido pelo mestre francês com a lingua inglesa. No enredo, os bombeiros são chamados para atear fogo em livros. Bradbury previra também que os programas de TV seriam interativos.

Toronto
Quer exibir seu filme no 7º BRAFFTV: Festival de Cinema Brasileiro em Toronto? Ainda dá tempo (até sexta-feira, 26) de inscrever seu trabalho.Os produtores devem acessar o site (www.brafftv.com) ou o link (www.brafftv.com/pt/edital.html). O festival acontece entre 16 e 20 de outubro.

Barcinsky
O filme “Entre Vales” levou o 2º Prêmio Itamaraty e o Prêmio do Público no 8º Festival de Cinema Latino-Americano na semana passada. O longa de Philippe Barcinsky apresenta um economista pai de família. Ele tem uma vida comum em casa e no trabalho; até que uma perda seguida de outra o levam a uma jornada de desapego.

Mais Recentes

Publicidade