X

0 Comentários

Artigos

Spencer, há 45 anos

Câmera clara 403

Por Luiz Joaquim | 25.03.2014 (terça-feira)

O Câmera Clara hoje resgata um texto do crítico Celso Marconi, publicado em 14 de junho de 1969 no Jornal do Commercio, sobre o início de Spencer como cineasta. “O Cronista Fernando Spencer está em grande atividade, passando do comentário para a prática cinematográfica. A sua mais recente realização é Solo ao Sol, um filme com 90 segundos de duração, que será um dos representantes de Pernambuco no 5° Festival de Cinema Amador do Jornal do Brasil (…). O tema dado pelo Festival é a Vida, e todo filme tem de ter um minuto e meio de duração. Essa nova realização de Fernando Spencer corresponde, precisamente a essas exigências, pois tem o tempo pedido e o seu tema é a retratação de um velho tipo popular do Recife, com sua gaita tocando um solo ao sol. A fita foi fotografada na Av. Conde da Boa Vista e na Rua Nova, e no momento se encontra em fase de revelação nos estúdios da Atlântida. (continua).

Ainda Spencer
E o texto continua: “Há alguma tempo já que Fernando Spencer vem passando para as realizações. O primeiro filme que ele rodou foi um curta-metragem de aproximadamente 20 minutos, com um estória original, “A Busca”… Há um montagem intercalada de fotos fixas, fazendo o contraste com o ritmo das crianças… Um próximo projeto em fase adiantada é “A Banda”, com roteiro já pronto, inspirado na composição musical de Chico Buarque de Holanda”.

Besson
O cineasta francês Luc Besson (“Nikita”) colocou seu próximo projeto, “Warriors Gate”, para ser classificado como coprodução chinesa. Segundo o informativo Filme B, a produtora EuropaCorp deve produzir a obra em parceria com outra produtora baseada em Xangai. A revista lembra que realizadores estrangeiros costumam recorrer a coproduções como forma de driblar a cota para filmes estrangeiros nas salas de cinema da China.

Cinéfondation
O Festival de Cannes (14 a 25 maio), anunciou os 15 projetos que participam este ano do Ateliê Cinéfondation, dedicado ao troca de experiências e informações para projetos em desenvolvimento. O trabalho “Saudade”, da produtora paulista “Dezenove Som e Imagem”, é um destes escolhidos. E fala da uma mãe e seus filhos brasileiros que vão tentar a vida na Espanha. A direção do filme é na verdade assinada pelo espanhol Antonio Méndez Esparza, já premiado em Cannes.

Mais Recentes

Publicidade