X

0 Comentários

Reportagens

Prédio da Fundaj Derby fecha para reforma

Cinema funciona até 20 de dezembro

Por Luiz Joaquim | 17.12.2015 (quinta-feira)

O edifício Ulysses Pernambucano, que abriga a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do Derby, será integralmente fechado para prosseguir com a reforma estrutural iniciada em março deste ano. O Cinema da Fundação, que vinha funcionando normalmente em paralelo à reparação, terá sua última sessão no próximo domingo, às 20h30. A previsão é de que o prédio seja reaberto ao público até o primeiro semestre de 2017, com os equipamentos culturais da unidade, como o próprio cinema, a Galeria Vicente do Rego Monteiro e a Biblioteca Nilo Pereira.

A obra civil foi orçada em R$ 4,5 milhões (valor que não contempla a compra de equipamentos, como elevadores e ar condicionado, a serem licitados), com recursos do Ministério da Educação. O projeto arquitetônico ficou a cargo da empresa Cardus Arquitetura, através de licitação aprovada em 2011. “Além de reparar a estrutura do prédio, erguido por volta da década de 1940, a reforma terá como objetivo tornar a Fundaj um espaço ainda mais aberto à população”, explicou Cristiano Borba, arquiteto da instituição. Os setores que eram abrigados no Derby estão atualmente funcionando nas sedes de Casa Forte e Apipucos.

Entre os espaços a serem transformados, está o jardim interno da Fundaj. Antes subutilizado, o local funcionará como área de convivência e integração entre os equipamentos culturais da unidade, que serão reconstruídos em seu entorno. No mesmo espaço, será instalada uma escadaria em direção à sala do Cinema da Fundação, que ganhará uma nova saída. O cinema ainda receberá um novo sistema de ar condicionado, mais silencioso, e terá janelas com vista para o rio Capibaribe, que serão cobertas ao início das sessões, como no Cinema do Museu.

Mais Recentes

Publicidade