X

0 Comentários

Festivais

13. CineOP (2018) – Presenças internacionais

Evento reúne nomes como Bill Morrisson, entre outros, para debater preservação.

Por Renata Malta | 21.05.2018 (segunda-feira)

Dos dias 13 e 18 de junho, 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto contará com convidados internacionais nas discussões da Temática Preservação. Bill Morrison (EUA), Céline Ruivo (França), Juana Suárez (Colômbia) e Jorge Larrosa (Espanha) participarão das mesas de debate, apresentação de filmes e outras atividades sobre as fronteiras do audiovisual, o tema das discussões desta edição do evento.

Sobre os convidados:

Bill Morrison (EUA) – Temática Preservação – O multiartista trará o longa-metragem Dawson City – Tempo Congelado (2016), trabalho realizado com 533 filmes de 1910 e 1920 encontrados em uma escavação no Canadá. E, além da exibição, irá ministrar uma massterclass sobre criação, as pesquisas de materiais de arquivo ou desaparecidos.

Céline Ruivo (França) – Temática Preservação – A Integrante da Fédération Internationale des Archives du Film e diretora na Cinemateca Francesa, apresentará o workshop “A Comissão Técnica da FIAF” onde vai relatar sua experiência como cordenadora um setor estratégico da Federação Internacional de Arquivos Fílmicos.

Juana Suárez (Colômbia) – Temática Preservação – A Professora, crítica, arquivista e preservadora vai compor a mesa “Fronteiras do Patrimônio Audiovisual: Formação, produção e preservação no âmbito universitário”.

Jorge Larrosa (Espanha) – Temática Educação – Professor de Filosofia da Educação, com  nas relações da experiência com linguagem,  subjetividade e ensino, exibirá o filme Elogio da Escola (2010), baseado em um livro homônimo que expõe o papel da escola como espaço de agregação, memória e fisicalidade, e realizará um workshop sobre o mesmo tema. O espanhol participará, também, da mesa “Um plano, uma aula”, junto com o cineasta Walter Carvalho.

Mais Recentes

Publicidade