X

0 Comentários

Digital

Transo

Transar é Humano

Por Felipe Karnakis | 05.12.2023 (terça-feira)

Falar de sexo é quase sempre um tabu em nossa sociedade. Retratar a vida sexual de pessoas com deficiência então, nem se fala. O assunto carrega um caráter duplamente estigmatizado. Por um lado, o puritanismo que reprime qualquer temática sexual e por outro o capacitismo, que define imaginários preconceituosos de pessoas com deficiência.

É exatamente essa fronteira que Lucca Messer se propõe a explorar em seu novo longa-metragem, Transo (Bra. 2023), obra que estreou domingo (3/12) no Canal Futura. O documentário não apenas expõe, mas celebra as histórias íntimas de personagens plurais. Cria-se um panorama de indivíduos com deficiências diversas, como pessoas com nanismo, em cadeira de rodas, surdas, muletantes, deficientes visuais e autistas. Todos, sem reservas, proclamam a mesma mensagem: “Eu transo e tenho o direito de falar sobre isso!”

A seleção de personagens transcende fronteiras físicas e geográficas, unindo pessoas de diferentes partes do Brasil e idades. Além de explorar a sexualidade na comunidade de pessoas com deficiência, o documentário também aborda questões como indígenas, gênero, LGBTQIAP+, racialidade e outras interseccionalidades, oferecendo visões particulares que merecem atenção.

Com um tom descontraído, os relatos ocorrem em um palco de teatro. De costas para a plateia vemos cadeiras vazias. Um espetáculo sem público. Essa atmosfera proporciona uma metáfora visual poderosa: Histórias que quase nunca são escutadas, encontram agora seu lugar na cena, ou melhor, no filme.

Nesse cenário, somos apresentados a Mona Rikumbi, a primeira mulher negra e cadeirante a atuar no Theatro Municipal de São Paulo. A dançarina revela com naturalidade seus percalços e descobertas na vida sexual, repudiando as visões capacitistas que deslegitimam o seu prazer. Fica evidente o incômodo gerado pelo estigma da pessoa com deficiência como inocente ou assexuada. Mona não só repudia essa premissa como se mostra a prova viva dessa subversão. “Eu nunca quis ser um anjo”, diz a personagem em uma de suas célebres aparições, que percorrem desde o detalhamento de suas posições favoritas até a importância da siririca.

Nesse sentido, uma conexão pernambucana com a obra surge a partir do curta-metragem A onda traz o vento leva (Bra. 2012), de Gabriel Mascaro. Apesar de ser uma ficção, Mascaro e Messer compartilham inquietações similares. O curta narra a história de Rodrigo (Marcio Campelo), um homem surdo, soropositivo, que trabalha instalando sons de carros. O enredo é um retrato do cotidiano da personagem, suas relações e a dificuldade de se inserir em uma sociedade ouvinte. Recordo-me que um dos grandes rebuliços que o filme causou derivou de uma cena específica, na qual o Rodrigo fala em Libras com um amigo, contando detalhes (bem detalhados mesmo) de uma transa na noite anterior. Como sempre, os mais puritanos criticaram o tom. Contudo, este retrato tem uma função muito importante na obra, que é justamente dessacralizar a figura da pessoa com deficiência. Encara-se com normalidade aquilo que pra sociedade normativa é um choque.

“Transo” foca em relatos estáticos, optando por uma abordagem expositiva simples para introduzir e divulgar narrativas antes invisíveis.

Rodrigo, Mona e a outra gama de personagens que nos são apresentados no longa, demonstram uma necessidade de incutir no imaginário coletivo representações que permitam naturalizar a sexualidade de pessoas com deficiência. Neste ponto, ambos diretores parecem acertar no alvo. Sem papas na língua, o sexo denota corpos livres, autônomos e conscientes.

Por fim, Transo, não é um documentário estilístico ou que se destaca por composições experimentais. A estrutura utilizada privilegia o modelo expositivo, dando mais tempo de tela para os relatos estáticos e não muito espontâneos. Esse olhar sobre tantas personagens possibilita uma bela introdução ao assunto, que mesmo não se aprofundando, cumpre um papel fundamental na disseminação de narrativas invisibilizadas. 

Mais Recentes

Publicidade