X

0 Comentários

Reportagens

‘Memórias do Subdesenvolvimento’ no Ventura

Clássico de Gutiérrez Alea completa 50 anos e ganhar sessão com debate em cineclube de Olinda.

Por Luiz Joaquim | 28.08.2018 (terça-feira)

O Cineclube Ventura (do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Aeso Barros Melo) retoma suas atividades nesta quinta-feira (30), às 11h no Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo, ressaltando a importância de um dos mais emblemáticos filmes já feito na América Latina: Memórias do subdesenvolvimento (Cuba, 1968), de Tomás Gutiérrez Alea. Obra que, agora em agosto, completa 50 anos de seu lançamento.

Realizado a partir do livro homônimo escrito em 1961 por Edmundo Desnoes, o enredo situa-se entre 1961 e 1962, e acompanha o intelectual burguês Sérgio (Sérgio Corriere), 38 anos, com uma perspectiva subjetiva (a do personagem) que, no fervilhar inicial da revolução socialista da ilha, não tem ocupação e vive do aluguel de seus diversos apartamentos. Solitário, Sérgio acompanha seus pais e esposa até o aeroporto de Havana para vê-los partir definitivamente para os EUA.

Curioso pelos próximos passos daquela Revolução, que ele não acredita nem participa, o protagonista passa os dias a observar com desdem a cidade do alto de seu confortável apartamento através de uma luneta, questionando, com constante ironia, aqueles que acreditam numa mudança radical do país pela nova estrutura política revolucionária.

Clássico do cinema mundial, Memórias do subdesenvolvimento influenciou diversos cineastas ao redor do mundo e ainda hoje serve de referência quando se relaciona cinema, sociedade e política.

A postura do protagonista Sérgio, por exemplo, já foi comparada nos dias de hoje com a mesma de usuários das redes sociais na Internet, que a tudo observam e criticam, mas sem se envolver concretamente com os conflitos de sua comunidade. Participam do debate, após a sessão do Cineclube Ventura, os alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Aeso Barros Melo, mediado pelo seu coordenador do curso. O acesso às sessões do Cineclube Ventura é gratuito.

A SEGUIR – A próxima sessão do Cineclube VENTURA irá marcar a ação “Ventura na Escola”, quando alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Aeso Barros Melo participarão, na tarde do próximo 10 de setembro, de uma sessão programada a acontecer na “Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca” (rua Paraná, bairro de Jardim Brasil 1, Olinda). Na ocasião, alunos do ensino médio daquela escola irão debater o tema ‘sexualidade’ a partir de um filme exibido e comentado pelos graduandos da Aeso.

O nome do Cineclube Ventura é uma homenagem ao filme pernambucano Dança, amor e ventura (1927), de Ary Severo, rodado dentro do período conhecido como Ciclo do Recife.

 

Serviço:

Cineclube Ventura

Sessão #6 (2018-2) – quinta-feira (30 de agosto), às 11h.

Filme: MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO (Cuba, 1968), de Tomás Gutiérrez Alea. 97 min.

Projeção no formato: MP4

Local: AESO – Faculdades Integradas Barros Melo. Av. Transamérica, 405 – Jardim Brasil, Olinda. Cineteatro (capacidade 240 lugares). Entrada franca.

Informações: Coordenação do curso de Cinema e Audiovisual da AESO – fone – 81 2128-9784

Mais Recentes

Publicidade