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Críticas

Tá Dando Onda e Jogos Mortais 4

David contra Golías, parte 27 e a malvadeza procura sua requinte

Por Luiz Joaquim | 26.04.2007 (quinta-feira)

Microcítica – TÁ DANDO ONDA

David X Golías, parte 27
É divertido o “Tá Dando Onda” (Surf’s Up, EUA, 2007), da Sony Pictures Animation, dirigido Ash Brannon e Chris Buck. Usa mais uma vez pingüins falantes por protagonistas, assim como “Happy Feet”. Mas ao contrário deste último, distribuído pela Warner em 2006, os pingüins da “Onda” não dançam. Eles surfam. De qualquer forma, tal qual “Happy Feet”, e mais um sem-número de animações do gênero, o argumento de “Onda” está preso ao herói, invariavelmente um oprimido, incompreendido, que deve enfrentar o vilão e, de alguma forma, sair vencedor. O recado é bem claro, e parece muito direcionado ao público norte-americano, que ojeriza perdedores. Divertido também é ver o formato de animação, vendido como um documentário, um falso-documentário que acompanha a carreira do surfista Maverick, que mora em Frio de Janeiro, na Antártica, e sonha em se tornar uma lenda igual a ao mítico “Super Z”. O amigo bobo da vez é o Galo João, surfista dos bons que veio do Pantanal Matogrossense.

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Microcrítica – JOGOS MORTAIS 4

A malvadeza procura requinte
A franquia de “Jogos Mortais” (Saw), que iniciou em 2004, despeja hoje nas salas de todo país sua quarta investida. É importante deixar claro que a inventividade das torturas criadas pelo perturbado Jigsaw (Tobin Bell) aliada a um roteiro bem articulado e envolvente ficaram no primeiro episódio e de lá não saíram. Foi essa combinação inclusive que destacou o filme da enxurrada de outros medíocres de horror na última década. Nesta quarta parte, o diretor Darren Lynn Bousman mostra quem era Jigsaw antes de se tornar um psicopata obcecado em torturar pessoas para que valorizem a própria vida, e se arrependam dos pecados. Numa confusão desarticulada de histórias entre passado e presente, somos obrigados a ver um detetive sabichão chegando na cena das torturas, tarde demais, claro, e explicando a sua assistente, de forma clichê, o que se passa na cabeça do novo torturador, discipúlo de Jigsaw, já que este aparece morto, numa autópsia na abertura do filme.

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