X

0 Comentários

Reportagens

Cannes, lá e cá

Aliança Francesa do Recife exibe 11 curtas-metragens já mostrados em Cannes

Por Luiz Joaquim | 19.05.2007 (sábado)

O 60º Festival de Cannes ferve na França e a Aliança Francesa do Recife aproveita para mostrar em DVD, hoje e amanhã, uma seleção 11 curtas-metragens do Brasil, Bélgica, França e Palestina que estiveram nas mostras Quinzena dos Realizadores, Semana da Crítica e Seleção oficial daquele que é o festival mais celebrado do mundo.

Com entrada franca e iniciando às 18h30, o módulo de hoje apresenta “Um Sol Alaranjado” (2002), do premiado carioca Eduardo Valente, também presente no bloco de amanhã com “Castanho” (2003). Na seqüência de hoje, “Flat Life” (2004), da Bélgica, mostra a vida de quatros pessoas que moram lado a lado. O forte paulista “Lençol Branco” (2005), de Juliana Rojas e Marco Dutra (que estão este ano em Cannes novamente com “Um Ramo”), impressiona mostrando a relação de uma mãe com a morte de seu bebê.

“Kitchen” (2005), da francesa Alice Winocour mostra o acontecimento de um mulher que cozinha lagostas. O pernambucano “Vinil Verde” (2005), de Kleber Mendonça Filho, encerra a noite de hoje.

Em “O Medo, Pequeno Caçador” (2004), de Laurent Achard, temos um rapaz, durante o inverno francês, que espera a mãe para entrar em casa. Em “Imago” (2005), de Cédric Babouche, vemos um menino lidando com a morte do pai através de um sonho. O francês “Sol Inverno” (2005), Samuel Collardey, sobre a amizade entre criadores de animais. O palestino “Fique Tranqüilo” (2005), de Sameh Zoabi, fecha o segundo módulo abrindo uma janela sobre a relação entre pai e filho a partir da realidade militar palestina.

A Aliança Francesa também disponibiliza no seu site (www.af.rec.br) a cobertura do Festival de Cannes e oferece por sorteio, DVDs e uma bolsa de estudos.

Mais Recentes

Publicidade