X

0 Comentários

Artigos

Sem a Petrobrás

Câmera Clara 67

Por Luiz Joaquim | 14.05.2007 (segunda-feira)

Os pessoenses comemoram o anúncio de que João Pessoa será a capital definitiva no Brasil do Cineport – Festival do Cinema de Países de Língua Portuguesa. Isso significa que a cada dois anos, a capital paraibana irá receber o evento com todos os convidados desta mostra que reúne realizadores, atores, técnicos e produtores de Angola, Portugal, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissal, Cabo Verde e Brasil. Antes de voltar a João Pessoa em 2009, a 4ª edição acontecerá em Maputo, capital moçambicana, em 2008. A primeira edição (2005) foi em Cataguases (MG), onde fica sediada a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que produz o festival, representado pela sua diretora Mônica Botelho. O Cineport é um dos poucos (o único?) festivais de cinema no País a não estampar a bandeira da Petrobrás por todos os lados. O maior patrocinador do evento, que nesta edição custou R$ 1,5 milhão, é a Companhia Força e Luz Cataguases -Leopoldina, com a qual Botelho possui uma relação muito próxima.

————————
Coutinho
Morreu na madrugada de sábado (12), em Olinda, o professor, escritor, crítico de cinema e filósofo Evaldo Coutinho, vítima de uma infecção pulmonar. Um dos maiores pensadores pernambucanos de todos os tempos, Coutinho escreveu livros sobre arquitetura, cinema e filosofia, tendo desenvolvido para si um pensamento próprio. Coutinho foi objeto de biografia no documentário “A Composição do Vazio”, de Marcos Enrique Lopes.

————————-
Brant & Aquino
Marçal Aquino esteve terça-feira (08) no Cineport, Paraíba, e anunciou que está relendo seu romance “Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios”, pois neste momento trabalha na roteirização da obra para o cinema, a ser dirigido pelo seu parceiro Beto Brant.

————————-
Patrimônio
Em novembro o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro completa sua 40ª edição. Na quarta-feira passada, o governo do Distrito Federal registrou o evento como Patrimônio Cultural da capital federal, por contribuir, desde 1965, “para a divulgação da realidade cultural, política e social brasileira”

Mais Recentes

Publicidade