X

0 Comentários

Críticas

Eu Os Declaro Marido e… Larry

Protagonistas não parecem gays… e nem machões

Por Luiz Joaquim | 06.09.2007 (quinta-feira)

Serão longos minutos para aqueles que entrarem no cinema para ver a comédia “Eu Os Declaro Marido e… Larry!” (I Now Pronounce You Chuck and Larry, EUA, 2007), em pré-estréia hoje e estréia amanhã. Dirigido pelo televisivo Dennis Dugan e estrelado por Adam Sandler e Kevin James (o gordinho da série “The King of Queens” exibido pela Sony Television), o filme tenta esticar ao máximo – são quase duas horas de duração – a piada sobre dois heterossexuais forjando um casamento gay para receber benefícios do governo.

O projeto do filme é antigo. Na nossa coluna “Câmera Clara”, publicada neste jornal no dia 10 de fevereiro de 2006, anunciamos quando os astros assinaram o contrato para viver os dois bombeiros da Filadélfia que virariam marido e marido nesta produção. A partir de uma estratégia básica do humor, que é colocar dois elementos de pólos opostos para conviverem juntos, “Eu Os Declaro…” une o mulherengo Chuck (Adam Sandler) – o modelo de fevereiro no calendário dos bombeiros – e o viúvo e pai de família Larry (Kevin James).

Eles são melhores amigos mas a postura de vida de um é bem distinta da do outro. Enquanto Larry só pensa no futuro dos filhos e vela a ausência da falecida, Chuck só pensa em com qual de suas mulheres ele vai para cama à noite. Pautado no exagero do mulherengo e nas intermináveis piadas sexistas, o filme passa em sua maioria por maus momentos. Salvam-se a presença seca e sarcástica, perfeita para frases de efeito levada pela ironia, que são ditas pelo bombeiro-chefe Dan Aykroyd. Aqui, o filme se revigora a cada entrada sua em cena.

É claro que lá está a “mensagem” que a fraternidade e tolerância entre os “diferentes” deve ser respeitada. É um discurso autêntico, mas é um discurso cansado, pelo menos na forma em que é apresentada aqui. No que diz respeito a adequação dos atores, Sandler está longe de convencer como um machão canalha ou, pelo menos, ele não parece se esforça aqui para isso. Já Kevin James adota para seu Larry a mesma postura que aplica na serie que o tornou famoso, ou seja, suas gorduras rendem algumas outras piadas. Também fracas.

Mais Recentes

Publicidade