X

0 Comentários

Reportagens

Clarice Lispector ganha cinebiografia

Base para roteirização será o livro A Descoberta do Mundo

Por Luiz Joaquim | 02.12.2007 (domingo)

Um dos monumentos da literatura brasileira, Clarice Lispector (1920-1977), vai ganhar uma longa-metragem sobre sua vida e obra. “A Descoberta do Mundo” – nome do livro lançado em 1984 reunindo as crônicas escritas por Clarice no Jornal do Brasil entre 1967 e 73 – também servirá de nome para o filme que está em fase de pré-produção pela diretora pernambucana Taciana Oliveira em parceria com a carioca Teresa Montero, biógrafa da escritora com o livro “Eu Sou uma Pergunta: Uma Biografia de Clarisse Lispector”. Montero está no Recife e participa de um debate hoje, às 18h na Livraria Cultura, sobre a presença e a influência do Recife na vida da biografada.

Tendo sido contemplado com o Fundo Pernambuco de Incentivo à Cultura (Funcutura) o projeto de “A Descoberta do Mundo” tem um orçamento inicial de R$ 500 mil. “Estamos com o projeto inscrito também na Lei Rouanet, mas estamos em constante busca por apoio financeiro para realizar o projeto da melhor forma”, adianta Oliveira que se reúne amanhã com Montero e a equipe local do filme (Maria Pessoa na fotografia e Séphora Silva na direção de arte) para discutir os primeiros parâmetros da produção. A expectativa é que a obra deva ser concluída no segundo semestre de 2008.

O primeiro nome cogitado para interpretar a escritora é o de Louise Cardoso, ainda não confirmado por questões de agenda profissional. A parceria entre Oliveira e Montero surgiu a partir de uma exigência de Paulo Gurgel, filho de Clarisse, a quem Oliveira se dirigiu para negociar direitos autorais. “Sua única exigência foi que Teresa estivesse acompanhando todo o processo. Hoje nos tornamos parceiras e amigas, estando Teresa comprometida no processo de roteirização do filme comigo”, concluiu.

Mais Recentes

Publicidade