X

0 Comentários

Festivais

Expectativa 2008 (Recife, noite 1)

As mulheres e o sexo

Por Luiz Joaquim | 11.12.2007 (terça-feira)

Por coincidência ou não os três filmes de hoje na Expectativa 2008 do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife) – “Baixio das Bestas” (16h20), “Irina Palm” (18h10) e “4 meses, 3 semanas, 2 dias” (20h20) jogam um olhar sobre a mulher e sua posição social marcada pela sexualiadade para perturbar oe espectador.

Em “4 meses…” acompanhamos um pesadelo que envolve um aborto romeno em 1987, época em que ainda o comunismo reinava (já no fim de seu regime) e a prática era criminosa e severamente punida com cinco anos de prisão. Acompanhamos as universitárias colegas de quartos Otília (Anamaria Maninca) e Gabita (Laura Vasiliu). Tensão transcorre em percursso crescente não só pela delicadeza no aspecto clínico da situação, mas também pela condução deste processo, tocado por pervertido em um sujo quarto de hotel.

Já “Irina Palm” nos mostra Maggie (Marianne Faithfull, na foto acima), uma fiel e honesta esposa inglesa que, aos 50 anos, se vê na situação limite de conseguir, de qualquer forma, dinheiro para ajudar o neto a tratar uma doença. Eis, que passeando pelas ruas de Londrês, descobre que a loja “Mundo Sexy” precisa de uma funcionária. Determinada, ela toma o emprego na “sexy-shop”, cujo habilidade com as mãos é essencial.

O pernambucano “Baixo das Bestas”, por sua vez, mostra um cenário cujas relações inumanas, ou bestiais, parecem atestar que elas estão intrisicamente ligadas à degradação social de uma comunidade. Neste ambiente, a mulher surge como uma vítima maior, e Assis não titubéia ao mostrar o quanto ela pode ser maltratada num meio assim.

Mais Recentes

Publicidade