X

0 Comentários

Reportagens

Pernambuco em Locarno

Novo filme de Gomes e Guimarães passa por laboratório na Suiça

Por Luiz Joaquim | 19.06.2008 (quinta-feira)

O projeto da pernambucana REC Produtores, “O Homem das Multidões”, foi aprovado pelo Open Doors do Festival de Locarno (Suíça) para laboratório voltado para a produção de filmes latino-americanos. Trata-se de um longa assinado pelos cineastas Marcelo Gomes (PE) e Cao Guimarães (MG). O Festival acontecerá de 6 a 16 de agosto.

“O Homem das Multidões” é inspirado em um conto do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, e, embora tenha sido escrito no Século XIX, aborda um tema bastante atual. Conta a história de um homem que sofre do pior tipo de solidão, que é a de não conseguir ficar só, buscando estar constantemente no meio da multidão.

O Open Doors do Festival de Locarno selecionou 12 projetos de 10 países latino-americanos de um total de 332 candidaturas. Assim, o produtor João Vieira Jr. (REC Produtores) e os diretores Marcelo Gomes e Cao Guimarães participarão de workshop de produção e de encontros com co-produtores. O projeto ainda concorrerá a um prêmio de 50 mil francos suíços para viabilização do filme. O Festival acontecerá de 6 a 16 de agosto. A produção será da REC Associados, que vai incluir nas locações uma grande cidade do Brasil.

O filme é, dentro da filmografia de Cao, a primeira ficção e a terceira parte do que ele chamou de Trilogia da Solidão, que começou com “Alma de Osso” (2004), seguido por “Andarilho” (2007). Cao Guimarães é o expoente de uma estética documental-experimental que vem sendo amplamente praticada em Minas Gerais, marcada por rebuscamento audiovisual e atenção para as potencialidades poéticas da realidade.

Com uma temática urbana, “O Homem das Multidões” será para Marcelo bem diferente do seu longa de estréia, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, que ganhou prêmio especial no Festival de Cannes, em 2005, e foi escolhido como candidato brasileiro a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007. O “Cinema…” conta a história de um alemão e um brasileiro que se encontram no sertão. Marcelo está de volta ao Brasil após uma residência de oito meses na capital alemã como bolsista do programa de artistas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Mais Recentes

Publicidade