X

0 Comentários

Reportagens

Fundaj (Recife) oferece cursos de cinema

Maquiador de O Labirinto do Fauno estará no Recife

Por Luiz Joaquim | 22.07.2008 (terça-feira)

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) oferece gratuitamente, já na próxima semana, cursos técnicos de cinema com especialista da Europa. O primeiro, de “Maquiagem Protésica para Cinema”, inicia na próxima segunda-feira sob coordenação de Alberto Horta Lopez, com experiência na empresa Ddt fx Efectos Especiales S.L., de Barcelona, responsável pela maquiagem do filme “O Labirinto do Fauno”, vencedor do Oscar 2007 desta categoria.

Já no dia 4 de agosto tem início o curso “Efeitos Especiais para Cinema, Teatro e Televisão”, a ser ministrado por Ricardo Spencer Harttmann (filho do cineasta Fernando Spencer), que vem da Espanha (onde mora há 12 anos) especificamente para ministra o curso. No dias úteis, as aulas acontecem entre 19h e 22h.

Para concorrer a uma das 20 vagas gratuitas de cada curso, o interessado deve remeter para o endereço eletrônico (cinema@fundaj.gov.br) uma carta de intenção e curriculum vitae até quinta-feira (dia 24) para o caso do curso de Horta Lopez, e até o dia 6 de agosto para o caso do curso de Spencer. No e-mail é importante conter o nome completo e endereço do pretendente ao curso.

As aulas dividem-se em duas partes: teórica (com apostila e material audiovisual apresentado em DVD) e prática (onde os alunos executarão trabalhos de construção e aplicação de maquiagem). No curso de maquiagem, Horta Lopez discorrerá, entre outras coisas sobre categorias que englobam o campo da maquiagem para cinema, sobre a confecção de um negativo de cabeça (lifecasting) e modelado de próteses tanto realistas como não-realistas.

Já Spencer ensina sobre efeitos especiais físicos (o circuito elétrico), pirotecnia, o roteiro e os efeitos especiais, faz análise de cenas de filmes e roteiros, a fabricação de moldes e partes do corpo, efeitos mecânicos (sistema de cabos), construção de maquetes, integração de efeitos, maquiagem para cinema e tv e mais.

Mais Recentes

Publicidade