X

0 Comentários

Reportagens

Spencer captura o urso

O cineasta conclui filmagens de seu novo curta-metragem

Por Luiz Joaquim | 17.10.2008 (sexta-feira)

O clima era de realização pessoal na tarde da última quinta-feira, em frente ao número 49 da rua Antônio Vitrúvio, no Poço da Panela. Em torno de uma grua (espécie de gangorra cinematográfica para fazer tomadas do alto e em movimento), o grupo com cerca de 15 pessoas concluía a gravação da última seqüência de “Nossos Ursos Camaradas”, o novo curta-metragem do mestre Fernando Spencer.

Em fevereiro último, a Folha de Pernambuco acompanhou com exclusividade o princípio da captação de imagens do filme na avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Sto. Antônio. Eram cenas que precisavam ser feitas naquele período, durante o carnaval, em função do que Spencer vai nos contar aqui, ou seja, a origem do termo “urso” sendo utilizado na região para definir a idéia do amante proibido, e levado à manifestação popular em forma de brincadeira.

“Começamos pelo fim”, recorda Spencer, “em fevereiro filmamos o destino final do ‘urso pé de lã’ quando ele, de cueca, e fugindo do marido que o flagra com a esposa, vai parar num desfile de carnaval e encontra-se com o ‘urso’ alegórico”, explicou.

Entre quarta e quinta-feira, a equipe da produtora Página 21 concentrou-se em registrar as imagens que contam a história prévia desse destino final. Ou seja, seqüências em que o marido (o ator Rogério Costa) despede-se da esposa (Hilda Torrer) e vai ao aeroporto, mas volta para casa em função do cancelamento do vôo. É na volta para casa que se dá o flagra e a fuga do amante (Domingos Leão).

O produtor Amaro Filho conta que a casa da restauradora Persíde, locação para cena do flagra, era o cenário perfeito para a concepção que Spencer tinha em mente, dando pouco trabalho para Manoel Constantino e equipe na cenografia. “Difícil mesmo foi encontrar um óculos que deixasse Domingos com cara de cafajeste. Todos que testávamos o deixavam bem”, lembra Constantino. E a preocupação com os óculos aqui não é despropositada, uma vez que se trata da única indumentária que o ator usa na maioria das cenas, além da cueca, claro..

PÓS-PRODUÇÃO
A produtora Cláudia Moraes diz que planeja apontar a montagem de “Nossos Ursos..” com Spencer e o editor J. Marcelino até o início de novembro. “Concluímos a última captação de imagens mas ainda aguardamos uma animação que encomendamos com o chargista Vladimir Souza. Nela, representaremos a história de Zeca Mariano (filho do marechal Floriano Peixoto), o atleta de luta romana que desafia o italiano que chega com um urso polar no Recife na década de 1920”, adianta Moraes.

Esta história, contada pelo historiador Mário Souto Maior em 2001 a Spencer foi o que estimulou o cineasta a criar um roteiro cinematográfico para o assunto. Neste roteiro, Spencer mescla a dramaturgia do flagra com a voz de Renato Phaelante em off descrevendo o cunho histórico do tema.

Com recursos de 80 mil reais que veio do edital ‘Preservação da Memória’ (edital 2006/2007), da Petrobrás, e mais 50 mil reais como apoio do governo do Estado de Pernambuco, “Nossos Ursos…” deve ficar pronto em fevereiro.

O produtor Amaro Filho quer já em janeiro passar pelo processo de transfer (no qual imprimirá em película 35mm as imagens aqui captadas em digital) para em fevereiro promover uma première do curta em alguma data próxima ao carnaval 2009.

“A época do lançamento de ‘Nossos Ursos…’ vai casar com outros dois projetos da Página 21, já em forma de celebração dos 10 anos da produtora” destaca Amaro. Um deles é “Show Variado”, um conjunto de esquetes que o camelô de cinema Simião Martiniano está preparando. “Tudo será reunido em DVDs, pelo qual queremos também lançar os outros títulos de Simião”, adianta o produtor.

“O outro trabalho, já em fase de edição, chama-se “Maestro Formiga”, uma homenagem ao maestro Ademir Araújo”, contou Amaro entusiasmado, enquanto Spencer, sorrindo, revia no video-assistent (pequeno monitor que auxilia os diretores) as cenas do seu ‘urso pé de lã’ correndo desesperado do marido traído.

MINI-SÉRIE
Muita gente não sabe, mas na seqüência em que os cegos de Fernando Meirelles entram numa igreja em “Ensaio Sobre a Cegueira”, é a voz de Domingos Leão – o ator que interpreta o ‘urso’ no curta de Spencer – que ouvimos. “Fiz um padre, que na edição final foi cortado da cena. Ficou a voz, mas Meirelles diz que a seqüência estará nos extras do DVD”, avisa o ator pernambucano radicado em São Paulo.

A parceira de Domingos e Meirelles poderá melhor ser vista na mini-série “O Som e A Fúria” que a TV Globo vai levar ao ar no final de janeiro. Produzido pela O2 Filmes e dirigido pelo próprio Meirelles (além de Gisele Barroco, Tonico Mello, Fabrízia Pinto e Rodrigo Meirelles) o programa conta ainda com a pernambucana Karina Falcão compondo o elenco. Eles contracenam com Dan Stulbach, Daniel Oliveira, Regina Casé, Genro Camilo, Rodrigo Santoro, Maria Flor, Chris Couto, Débora Falabella e Paulo Betti.

O enredo retrata duas companhias de teatro. Uma de sucesso dirigida por Oliveira (Pedro Paulo Rangel) e outra falida, dirigida por Dante (Felipe Camargo). Os dois eram amigos na juventude, quando atuavam numa encenação de Hamlet. “Apareço nos primeiros seis episódios da série, no papel de Horácio, interlocutor de príncipe Hamlet, vivido por Daniel Oliveira”, destaca o ator pernambucano.

Mais Recentes

Publicidade