X

0 Comentários

Reportagens

Filmes pernambucanos em busca de apoio

Curtas selecionados para Brasília 2009 estão finalizando

Por Luiz Joaquim | 01.11.2008 (sábado)

Dia 15 de outubro o audiovisual pernambucano recebeu uma notícia desejada. A de que dois filmes do estado estarão concorrendo com outros dez do resto do país na 41ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais tradicional e prestigioso da categoria no Brasil. São eles “Nº 27”, de Marcelo Lordello, e “SuperBarroco”, de Renata Pinheiro.

A boa notícia trouxe também uma preocupação aos respectivos produtores. Isso porque as obras ainda estão em fase de finalização e precisam de recursos para viabilizar sua conclusão. A urgência é maior em função do curto prazo para entrega dos filmes ao festival candango, que inicia em pouco mais de duas semanas, dia 18 de novembro.

A produção dos dois curtas tem procurado as tradicionais instituições do governo do estado e do município do Recife que apóiam esse tipo de iniciativa, mas têm encontrado dificuldade em função da agenda administrativa destas instituições.

“Conseguimos falar com Luciana Azevedo (presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) e ela foi solícita em acenar com um apoio de R$ 18 mil em janeiro, o que é interessante mesmo sendo nossa demanda de 36 mil, porque podemos conseguir uma negociação com os laboratórios no Sudeste para estender o prazo de pagamento pelos serviços e correr atrás de outros apoios”, comentou Alexandre Nogueira produtor de “Nº 27”, que já encaminhou uma carta e o projeto do filme ao protocolo da Fundarpe para formalizar a negociação.

“Conversei com Nogueira e Sérgio Oliveira (produtor de ‘SuperBarroco’) e expliquei que não há como articular este recurso até o final do ano, sendo o início de 2009 mais possível”, reforçou Azevedo. O mesmo valor de R$ 18 mil deve ser destinado também a produção de “SuperBarroco” que tenta ainda, junto com Nogueira, uma participação da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife.

“Temos falado diariamente com Beto Resende (Diretor de Desenvolvimento e Descentralização de Cultura da PCR) que está sensibilizado com a questão e tem sido atencioso dizendo que estará pleiteando ainda hoje (ontem) uma reunião com o prefeito João Paulo para conseguir o recurso para o filme”, concluiu Nogueira.

Mais Recentes

Publicidade