X

0 Comentários

Reportagens

Hubert Bals apoiará roteiro pernambucano

Roteiro pernambucano é selecionado na Holanda

Por Luiz Joaquim | 06.11.2008 (quinta-feira)

Pernambuco vai estar presente no 38º Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (FICR), na Holanda, entre 21 de janeiro e primeiro de fevereiro de 2009, na pessoa de Kleber Mendonça Filho. O cineasta foi um dos dois brasileiros (o outro foi o paulista Philippe Barcinski, de “Não Por Acaso”) a ter seu roteiro de ficção para um longa-metragem selecionado para fazer parte do projeto da Fundação Hubert Bals.

A Fundação vai apoiar 25 projetos de 19 países com uma contribuição financeira total de 362.500 euros. Kleber Mendonça foi contemplado pelo roteiro de “Histórico de Violência” (com título em inglês “The Surrounding Sounds”), enfocando o cotidiano da classe média recifense num bairro da zona sul. O realizador já esteve na edição 2007 do FICR com um retrospectiva de seus curtas-metragens.

O prêmio de Hubert Bals também contemplou alguns cineastas já consagrados como Pablo Larrain (do ótimo “Tony Manero”), que agora prepara “Post Mortem”; Rodrigo Moreno (de “O Guardião”), com o novo “Reimon”; além do tailandês Apichatpong Weerasethakul, que trabalha numa obra multimídia. Dois dos 25 projetos selecionados – “If the Seed Doesn’t Die”, de Sinisa Dragin; e “Gabbla (Inland)”, de Tariq Teguia – recebem apoio para pós-produção e estão automaticamente selecionados para exibir no evento em janeiro.

Mais Recentes

Publicidade