X

0 Comentários

Artigos

Independentes?

Câmera clara 125

Por Luiz Joaquim | 06.12.2008 (sábado)

Há tempos que o Festival de Cinema de Sundance não carrega mais o estigma e a autenticidade de festival descobridor de talentos. Isso porque os estúdios das majors adequaram-se para o ‘formato’ alternativo. Enxergando longe, eles injetaram dinheiro em sub-divisões, como a Fox Searchlight, por exemplo, e lá deixam suas marca em títulos mais modesto de recursos e mais audaciosos em proposta estética e/ou temática. Salvo exceções, a maioria desses filmes acabam soando como pseudo-independentes. Ou seja, ao invés de oxigenar o gênero com novas e boas idéias, parecem uma xerox de um trabalho legítimo em proposta radical em seu conceito. À propósito, quarta-feira passada, o Sundance anunciou os 118 longas que comporão a edição 2009 do festival, que inicia dia 15 de janeiro em Park City, Utah (EUA). Foram escolhidos entre 1905 inscritos na América e 1756 inscritos do resto do mundo. A edição do dia seguinte (quinta-feira) do The New York Times dizia que os filmes em competição “refletem um incomum direcionamento para a emoção fácil de filmes independente – quase melodramas”. O diretor do festival, Geoffrey Gilmore declarou que “o público, este ano, iria se surpreender. O nível de emoções evocadas pelos filmes será maior que o do ano anterior”. Refletindo sobre estas novas ofertas do Sundance, o times comentou: “Alienação não tá com nada. Engajamento tá com tudo”, numa tradução livre.

——————-
Obama
Já que a história está sendo feita com a chegada do primeiro afro-americano assumindo a Casa Branca, o Los Angeles Times procurou saber se alguma TV pretende realizar alguma série com ator(res) negros no papel principal. Descobriu que não. A única exceção seria o papel de Dennis Haysebert (na foto acima) em “The Unit” da CBS. As emissoras evitaram responder, o jornal ficou sem resposta. Já Felicia D. Handersn, criadora da série popular por lá, “Soul Food”, comentou que ofereceu projetos nesse sentido – com negros protagonizando – para as TVs e ouviu o seguinte comentário deles: “Nós não veremos isso. Ninguém verá”.

————–
Ghostbusters
Trintões lembram com carinho do primeiro “Ghostbusters” (1986). Esta semana, a atriz Sigourney Weaver tem apontado na agenda um encontro com Bill Murray para falar de um novo “Os Caça-Fantasmas”. Weaver diz que não sabe nada sobre seu personagem, Dana Barrett, na nova aventura. Uma possibilidade é a de que Dana esteja casada com o Dr. Peter Venkman, personagem de Murray.

————
Potter
José Carlos Oliveira, da Warner Bros no Brasil, brincou: “O filme mais aguardado de 2008 estréia em 2009”, referindo-se ao lançamento de “Harry Potter e O Enigma do Príncipe”, com data de estréia marcado para 17 de julho do próximo ano. O anúncio foi feito no 7ø ShowBuzios, onde todas as distribuidoras se encontraram no final de novembro para falar dos lançamento de 2009.

Mais Recentes

Publicidade