X

0 Comentários

Críticas

Surpresas do Amor

Whiterspoon e Vaughn em total falta de sintonia

Por Luiz Joaquim | 23.01.2009 (sexta-feira)

Estréia atrasado esse “Supresas do Amor” (Four Christimases, EUA, 2008), filme de Seth Gordon, aqui no Recife. Como diz o título original – “quatro natais” – o trama gira em torno do casal de namorados Brad (Vince Vaughn) e Kate (Reese Witherspoon) que, juntos há três anos, sempre mentem para as respectivas famílias nas férias de natal para poder viajar sem se preocupar com as obrigações que a época pede.

Por uma circunstância da natureza – que impede o voo deles para as ilhas Fiji – e de um telejornal que os flagra na mentira, o casal é obrigado passar o dia de natal em quatro escalas. Com o pai e irmãos de Brad, com a mãe, irmã e tias de Kate, com a mãe de Brad, e com o pai de Kate. Confuso? Nem tanto quanto a lógica que essa malsucedida comédia romântica quer nós obrigar a engolir.

Parece haver uma idéia aqui embutida que o exemplo errado de nossos pais (aqui no caso, divorciados e desrespeitosos uns com os outros) podem servir como força para que não cometamos os mesmo erros. Mas nada tira a impressão de que a grosseria com a qual os “maus pais” do filme educaram o casal protagonista ficará impressa neles para sempre.

Em “Surpresas do Amor”, mesmo no clássico momento de redenção do casal, comum em filmes assim, quando Kate e Brad percebem que são mesmo feitos um para o outro, a situação soa fria e nada convincente. Contribui para isso a total falta de sintonia, ou química, como queiram chamar, entre Vaughn – um gigante barrigudo e desengonçado – perto da barbie baixinha Whiterspoon.

Há de se lamentar ainda o grande desperdício de talentos listados no elenco – Robert Duvall, Sissy Spacek, Jon Voight, Mary Steenburgen e Jon Favreau – esforçando-se aqui de maneira inútil para as mãos de Gordon.

Mais Recentes

Publicidade