X

0 Comentários

Festivais

13º Cine-PE (2009) – noite 3

Sob o ritmo do samba paulista

Por Luiz Joaquim | 29.04.2009 (quarta-feira)

Foi mesmo um prazer assistir ao novo Costa-Gavras, “Eden a L’Ouest”, na tela gigante do Cine-PE, no Cineteatro Guararapes, na noite de segunda-feira. Alguns fãs do diretor na platéia podem não ter percebido ali o furor político que o cinesta imprimiu ao longo de sua carreira, principalemente nos primeiros anos. Mas engana-se quem pensa que esse furor não está lá.

Está sim, só que menos explícito e mais sugerido através da trajetória fabulosa, de fábula, do personagem Elias (o bom ator italiano Riccardo Scarmacio). Os tempos são outros e o inímigo não tem um nome definido. Não é mais um governo ditatorial, ou juizes corruptos, ou grupos racistas. O inimigo agora é uma complexa têia social mundializado, que Gavras cerca em “Eden a L’Ouest” pela imigração ilegal na Europa.

Sempre com o olhar assustado, o Elias de Gavras é um errante que vem do leste europeu em busca do Eden, nominado aqui pelo cineasta como Paris. Até chegar à Cidade Luz, vai esbarrando em norte-americanos, italianos, alemãs e franceses. E, de certa forma, Gravas personaliza nesses personagens um pouco da hostilizade cultural dos países que eles representam.

A lista de hostilidades é grande, colocando Elias em situações humilhantes, como a própria confusão com seu nome (sua identidade) até ser literalmente empurrado privada adentro para alegrar a comunidade europeia representada por turistas num resort.

Quem prestar atenção, vera, de instante em instante, uma equipe de cinema sempre filmando algum acontencimento qualquer pela Europa. É como se Gavras dissesse que enquanto os artistas olham pro outro lado, a vida real corre ao lado de Elias.

HOJE
O longa-metragem da competição oficial de hoje é o documentário “Um homem de Moral”, de Ricardo Dias. Fala sobre o compositor Paulo Vanzolini, de suas composições de samba tendo a cidade de São Paulo como pano de fundo. Vanzolini é reconhecido, junto a Adoniram Barbosa, como o que há de melhor desse gênero musical em São Paulo.

Hoje tem início também a competição da Mosta Pernambuco, logo após a projeção de “Um homem de Moral”. O primeiro longa do Estado desse bloco é a ficção “Pela Vida, Pelo Tempo”, de Wilson Freire e fala da pernambucana Severina (Fernanda Soveral) como uma errante passando provações políticas ao longo de décadas no interior do Estado. Além de Soveral, estão no elenco Ricardo Paiva, Arthur Navarro, Renato Bezerra de Sousa e Sônia Bierbard.

——————
PROGRAMAÇÃO – quarta, 29

ENTREVISTAS COLETIVAS DOS FILMES EXIBIDOS ONTEM
Hora: 14h Local: Hotel Recife Palace – Piso C Acesso: Entrada Franca

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS
Hora: 18h30 Local: Cine Teatro Guararapes – Centro de Convenções

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DIGITAIS
Um Artilheiro no meu Coração (Documentário, Direção: Diego Trajano, Lucas Fitipaldi e Mellyna Reis, 20’, PE)
Quintas Intenções (Ficção, Direção: Maurício Rizzo, 9’, RJ)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS EM 35 MM
Cocais – A Cidade Reinventada (Documentário, Direção: Inês Cardoso, 15′, SP)
A Mulher Biônica (Ficção, Direção: Armando Praça, 19’, CE)
Teresa (Ficção, Direção: Renata Terra e Paula Szutan, 18′, SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
Um Homem de Moral (Documentário, Direção: Ricardo Dias, 84′, SP)

MOSTRA PERNAMBUCO – COMPETITIVA DE LONGAS
Pela Vida, Pelo Tempo (Ficção, Direção Wilson Freire, 81’)

Mais Recentes

Publicidade