X

0 Comentários

Artigos

5 Vezes Favela 2009

Câmera Clara 160

Por Luiz Joaquim | 11.05.2009 (segunda-feira)

Desde 2008 que o projeto que prevê uma releitura do clássico longa-metragem do Cinema Novo “Cinco Vezes Favela” vem sendo anunciado por Cacá Diégues, a frente da produção. Conversando semana passada com o cineasta carioca Cavi Borges em João Pessoa durante CinePort – Cavi estevetambém, há duas semanas, no Cine-PE apresentando seu ótimo “A Distração de Ivã” – soubemos que os novos cinco roteiros que irão compor a releitura contemporânea do coletivo já foram selecionados e hoje acontece oficinas de direção com o próprio Diégues e outros craques como Walter Lima Jr. Tudo está sendo criado por comunidades das favelas do Rio de Janeiro e por isso o projeto leva o novo “Por eles mesmos”. O elenco também já está sendo definido e as filmagens acontecem entre junho e julho. Cavi, que vai trabalhar como assistente de direção de dois dos curtas, ressaltou que os tema fogem do assunto violência na favela. Em um deles, é noite de reveillon e, por conta da sobrecarga de energia nas instalações eletricas clandestinas ali, acontece um apagão no morro e todos saem para a rua, gerando uma confraternização coletiva. Num outro enredo, um jovem empina pipa no terreno de uma facção da favela. Quando a pipa cai no terreno de outra facção, ele tem de conseguir uma forma de chegar lá sem problemas. Para quem não sabe, “Cinco Vezes Favela” (1962) acenou para questões sociais nos primórdios do Cinema Novo, revelando gente como o própio Cacá Diégues e Leon Hirszma, incluindo ainda o já reconhecido Joaquim Pedro de Andrade – os outros dois curtas eram de Marcos Farias e Mguel Borges. O paradoxo aqui é que em 1962, os realizadores estudantes (exceto Joaquim Pedro) rodaram os filmes com pouco dinheiro e eram todos da classe-média brasileira, com uma visão enciclopedista do favelado. Hoje, o novo filme, rodado por favelados, tem um suportem orçamentário de R$ 2 milhões. Vejamos se virão talentos daí.

————–
Ancine
A Ancine lançou o edital com as regras para o Prêmio Adicional de Renda 2009 (PAR 2009) que contempla empresas brasileiras produtoras, distribuidoras e exibidoras de filmes nacionais. O prêmio é de R$ 9,3 milhões. A inscrição para o processo de seleção segue até 13 de julho. O edital pode ser visto em (www.ancine.gov.br)

—————————-
RUMOS ITAÚ
Para participar do Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo, edição 2009/2011, basta se inscrever até 29 de maio. É a sexta edição a mostra busca filmes e vídeos na categorias experimental, multimídia e documentário para web. Os temas são velocidade ou ruídos. Outras infos em (http://rumos2009.wordpress.com)

———————
LUZ VERMELHA
João Acácio da Costa, ou, o Bandido da Luz Vermelha, vai virar tema de filme mais uma vez. E quem viverá o personagem é Ney Matogrosso. Sob direção da viúva de Rogério Sganzerla, Helena Ignez, que esteve no CinePort semana passada com seu “Canção de Baal”, o filme teve o roteiro adequado de textos deixados pelo próprio Sganzerla (1946-2004) em 3 mil páginas.

Mais Recentes

Publicidade