X

0 Comentários

Artigos

E haja roteiro…

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 01.06.2009 (segunda-feira)

Não brinca de fazer cinema quem não quer, ou quem quer mas não tem talento. Hoje há uma série de concursos de roteiro, com prêmios em dinheiro ou serviços, espalhados pelo Brasil, durante todo o ano, de forma que há boa chance de seu projeto ser aprovado em alguma hora a em algum lugar. Quem está com inscrições abertas agora é a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através da sua Diretoria de Cultura e em parceria com a TV Brasil para seu 4° Concurso de Roteiros Rucker Vieira. As inscrições devem ser feitas até 30 de junho, com os projetos enviados para a Fundaj, rua Henrique Dias, 609, Derby, cep 50010-100. Serão selecionados dos projetos para documentário de 26 minutos com vistas a estimular a produção independente de audiovisual no país. A premiação é de R$ 40 mil e a cessão de equipamentos de captação e edição para para cada um dos contemplados, além do suporte técnico da Massangana Multimídia Produções. O edital, em outras edições, já lançou os docs “Artesão dos Sonhos”, “Gangarras da Bandeira”, e “Árvore Sagrada”. E para quem ainda não sabe, o Rucker Vieira (1960 – 2001), que dá nome ao concurso, era um fotógrafo pernambucano cujo trabalho em “Aruanda”, de Linduarte Noronha, foi uma das grandes inspirações para a estética que surgiria no “Cinema Novo”. Outras informações sobre o concurso de roteiro em (www.fundaj.gov.br).

———-
FORMOSA
“Avenida Brasília Formosa”, documentário de Gabriel Mascaro, terá pré-estreia amanhã, às 18h. O evento, aberto ao público, será no Conselho de Moradores de Brasília Teimosa e faz parte do lançamento oficial do DOCTV IV – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. Mascaro conquistou o primeiro lugar no concurso DOCTV IV, no ano passado. O cineasta pernambucano manda dizer que “um ponto legal sobre o doctv são as oficinas de formação que tivemos, num retiro de seis dias com César Migliron, Eduardo Escorel e Jean Claude Bernadet”. Recado dado.

———
Ceará 2009
Foi prorrogado até 12 de junho as inscrições das Mostras Competitivas do 19º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema e do Pitching Globo Filmes-Cine Ceará, que será realizado no dia 3 de agosto, durante o evento. Regulamentos e as fichas de inscrição estão disponíveis em (www.cineceara.com.br). O Cine Ceará acontece de 28 de julho a 04 de agosto de 2009.

———————-
Educação
De Caruaru, o cineasta Heriberto Florêncio Filho, busca parcerias para realizar um filme em formato digital que já entitulade “A Familia”, um drama social. Terá caráter educativo com abordagem simples e linguagem moderna. O projeto destina-se a exibição em escolas pública de Pernambuco e outras regiões. Na pauta do enredo, alcoolismo, drogas e violência. Quem se interessar pode entrar em contato pelo e-mail heribertofilho2@bol.com.br

Mais Recentes

Publicidade