X

0 Comentários

Festivais

1ª Semana dos Realizadores

Pernambucanos estreiam em mostra paralela do Festival do Rio

Por Luiz Joaquim | 17.10.2009 (sábado)

Mesmo com todas as ressalvas que especialistas têm feito ao Festival de Cannes ao longo dos últimos dez anos no que diz respeito ao seu modelo hoje em apresentar novos talentos ao mundo, ninguém contesta a importância mundial do que acontece anualmente, em maio, naquele balneário francês. Agora em 2009 completam-se 40 anos de uma mostra pararela em Cannes, a “Quinzena dos Realizadores”. Criada pela inquietação de alguns cineastas franceses ainda sob o impácto do eventos sócioculturais de 1968, a “Quinzena” abria mais uma janela para Cannes pela qual o cinema poderia respirar uma vertente mais livre.

Amanhã (e seguindo até dia 24), no Rio de Janeiro, uma iniciativa semelhante, e nome quase semelhante, acontece sob os cuidados e responsabilidade também de um grupo de cineastas, estes brasileiros. A primeira mostra “Semana dos Realizadores”, com 23 filmes, surge como uma alternativa ao Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (que só inicia dia 24), sem dúvida, hoje, o mais importante da América Latina, com mais de 300 títulos em sua programação de 15 dias.

Um dos criadores Eduardo Valente, assina uma carta (que pode ser lida em http://semanadosrealizadores.blogspot.com) descrevendo os ideais que guiam a “Semana”. É um documento co-assinado por outros realizadores cariocas, gaúchos, mineiros e o pernambucano Kleber Mendonça Filho.

“Cada novo espaço que se abre para o cinema funciona como um precendente que disponibiliza o acesso a conhecer coisas boas que se têm produzido”, comenta o Kleber. Foi do cineasta a indicação dos três filmes pernambucanos presentes na “Semana”: os curtas-metragens “Não me Deixe em Casa” (quinta, 24), de Daniel Aragão, e “Balsa” (segunda-feira), de Marcelo Pedroso, além do longa “Um Lugar ao Sol” (domingo), de Gabriel Mascaro.

Estes dois últimos, terão sua primeira exibição pública no Brasil, tendo “Um Lugar ao Sol” já passado, com elogios e prêmios, pelo Chile, Argentina, Suíça, Alemanha e EUA. Foi de Kleber também a indição da artista plástica pernambucana Clara Moreira, responsável pela identidade visual da “Semana”, e do pôster de “Um Lugar ao Sol” assim como de vários outros filmes pernambucanos. A “Semana” acontece no Unibanco Arteplex, bairro de Botafogo.

Programação

sexta, 18 de setembro
21h30 – Sagrado Segredo, de André Luiz Oliveira (df) Passos no Silêncio, de Guto Parente (ce)

sábado, 19 de setembro
21h30 – Tudo Isso Me Parece um Sonho, de Geraldo Sarno (rj)

24h00 – Mangue Negro, de Rodrigo Aragão (es) Bloco D, de Vinicius Casimiro (sp)

domingo, 20 de setembro
21h30 – Um Lugar ao Sol, de Gabriel Mascaro (pe) Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto (rs)

segunda, 21 de setembro
19h30 – Balsa, de Marcelo Pedroso (pe) Notas Flanantes, de Clarissa Campolina (mg)

21h30 – Acácio, de Marília Rocha (mg) O Menino Japonês, de Caetano Gotardo (sp)

terça, 22 de setembro
19h30 – A Casa de Sandro, de Gustavo Beck (rj) Pastoreio, de Alexandre R. Garcia (pr)

21h30 – A Fuga da Mulher-Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande (rj) As Sombras, de Marco Dutra e Juliana Rojas (sp)

quarta, 23 de setembro
21h30 – Morro do Céu, de Gustavo Spolidoro (rs) Sweet Karolynne, de Anna Bárbara Ramos (pb)

quinta, 24 de setembro
21h30 – No Meu Lugar, de Eduardo Valente (rj) Não Me Deixe em Casa, de Daniel Aragão (pe)

Mais Recentes

Publicidade