X

0 Comentários

Artigos

Exercitando o olho

Câmera clara 177

Por Luiz Joaquim | 26.10.2009 (segunda-feira)

Pelo segundo ano, a produção do Janela Internacional de Cinema do Recife nos ofereceu a oportunidade de exercitar um ofício, não raro, mal compreendido ou, cada vez mais, confundido com a prática do ‘achismo’ ou da simples opinião infundada e balizada prioritariamente por impressões pessoais. A oportunidade foi a de ministrar uma nova oficina de crítica de cinema aos interessados pelo assunto. A questão é que, como em qualquer outra função, a critica, ganha mais robustez com o exercício. E é exatamente essa disponibilidade que o Janela traz aos jovens que experimentaram a oficina do Janela Crítica. Por meio de encontros, discussões prévias e conferência de dezenas de longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, os seis selecionados (Gabriela Alcântara, Gianni Melo, George Carvalho, Bento Gonçalves, Maria Doralice Amorim e João Roberto Cintra) formaram o júri jovem do festival vivenciando não apenas a experiência por vezes fisicamente desgastante de acompanhar um festival, mas também o prazer em desenvolver a sensibilidade de seu raciocínio a partir da linguagem cinematográfica, e transformá-lo num discurso com função social. Não há fórmula para se chegar ao melhor texto crítico cinematográfico, e a oficina deixou isso claro. Mas sabe também que o esforço sempre deve existir, e persistir, para chegar próximo desse ‘melhor texto’, tendo sempre no seu horizonte que o crítico é apenas um intermediário entre a obra e o público. E que esse trabalho deve ser feito da maneira mais generosa e justa que estiver ao alcance de seu autor.

———————————————
Inter-Mostra-net de SP
Pela primeira vez, a Mostra de SP (iniciado sexta-feira) exibe filme em streaming, ou seja, o festival tornou-se também on-line. Assim, a Mostra (www.mostra.org) fica estendida a todo o território brasileiro. O streaming é gratuito e roda em todas as plataformas. Estará disponível para os 300 primeiros acessos depois da primeira exibição dos filmes na programação. A ação acontece pela parceria com a The Auteurs (www.theauteurs.com), maior comunidade online de filmes independentes e clássicos do mundo.

——————————–
Vivo arte.mov
O pernambucano Marlon Meirelles Silva Nascimento foi selecionado para o Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis. Foram escolhidos pelos vídeos “Confusão Dos Infernos” e “Psicótica”. O evento será realizado entre 12 a 15 de novembro, em Belo Horizonte, MG. O pernambucano está entre os 47 trabalhos selecionados, dentre as 405 inscrições de todo o Brasil e também de outros países, que teve a maioria dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Rio Grande do Sul e Bahia também marcaram presença. Marlon é aluno do 5ø período do curso de Cinema Digital.

———————————————
Duendes
Depois de levar o Troféu Redentor de Melhor Filme e o Prêmio Fipresci da Crítica Internacional no Festival do Rio, “Os Famosos e os Duendes da Morte” rendeu ao diretor Esmir Filho, 27 anos, o prêmio de Melhor Diretor Internacional no 16ø Festival Internacional de Cinema de Valdívia, no Chile. Esmir concorreu com diretores de França, Suécia, Canadá, Argentina, Colômbia, Romênia, Filipinas, Portugal e Itália. A enredo é baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele. Fala de uma cidade em que cada um sonha em segredo. Um menino sem nome conhece uma garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade.

Mais Recentes

Publicidade