X

0 Comentários

Reportagens

Fundaj lança curtas pernambucanos

Dia de Clássico e Retinianas

Por Luiz Joaquim | 31.05.2010 (segunda-feira)

Dois novos curtas-metragens engrossam a recente perspectiva audiovisual pernambucana sobre as transformações urbanas no Recife. São “Retinianas” (7 min.), de Luís Henrique Leal e “Dia de Clássico” (23 min.), de Paulo Sano e Rafael Travassos, cujo lançamento acontece hoje (31/05), às 19h30, com entrada franca no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco.

Depois de “Eiffel”, de Luiz Joaquim (crítico de cinema desta Folha), “O Menino Aranha”, de Mariana Lacerda, “Um Lugar ao Sol”, de Gabriel Mascaro, e “Recife Frio”, de Kleber Mendonça, temos agora “Retinianas” e “Dia de Clássico” jogando o olhar sobre as transformações sócio-culturais do Recife.

No primeiro, Luís Henrique faz uma reflexão sobre as relações dos edifícios e das memórias da cidade, com imagens captadas durante um ano e meio focando a vida urbana. Já “Dia de Clássico”, foi contemplado pelo 2° Edital do audiovisual da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco 2009. Teve imagens captadas numa cidade transformada pela movimentação gerada por um clássico do futebol pernambucano, entre o Sport Clube e o Náutico.

Os projetos são resultados da parceria entre coletivos irmãos: “Retinianas” é fruto da Parabelo Filmes com colaboração do Coletivo Asterisco; “Dia de Clássico” resulta do Coletivo Asterisco com colaboração da Parabelo Filmes. As obras foram pensadas, inicialmente, como projetos de conclusão de graduação em Comunicação Social.

SERVIÇO:
Lançamento dos curtas:
“Retinianas”, de Luís Henrique Leal; e “Dia de Clássico”, de Paulo Sano e Rafael Travassos
Cinema da Fundação, (31/05), 19h30
Entrada Franca

Mais Recentes

Publicidade