X

0 Comentários

Reportagens

Um Simião Martiniano divertido

Cine do Parque (Recife) lança novo filme do camelô de cinema

Por Luiz Joaquim | 31.05.2010 (segunda-feira)

Não é de hoje que Simião Martiniano, nosso camelô do cinema, vem mudando o tom de seus enredos. Quando hoje, às 20h no Cineteatro do Parque, for lançado “Show Variado”, seu 10° filme, o espectador irá encontrar um Simião mais divertido que o habitual. As brigas, pelejas e correrias vistas em clássicos seus, como “O Herói Trancado” (1982), “O Vagabundo Faixa-Preta” (1994) e “A Moça e o Rapaz Valente” (1999), não são o mais importante no novo “Show Variado”.

Na verdade, o filme, um média-metragem de 35 minutos, é a reunião de vários esquetes cômicas escritas e (quase todas) protagonizadas pelo cineasta. A marca da ingenuidade e autencidade na forma de narrar essas histórias marcam as encenações, como sempre aconteceu em suas produções.

A platéia certamente irá rir do Simião que concorre a um concurso de peso pesado; ou do Simião que vai ajudar uma moça na praça porque foi deixada pelo marido e se vê, ele mesmo, paquerado pelo próprio marido da moça; ou ainda da enfermeira que ao invés de ajudar um paciente, acaba por matá-lo de vez.

Entremeando as brincadeiras, Simião surge cantando canções compostas por ele mesmo há mais de cinco anos. Acompanhando-o, estão meninas bailando em trajes que lembram o de um pastoril. De forma geral, Simião sempre aparece como o sujeito que se dá mal por uma trapalhada externa, ou, nas músicas, é o cara que surge para ajudar as meninas desamparadas. São, sem exagero, situações que lembram bons momentos da série “Os Trapalhões” nos anos 1970.

Um diferencial marcante na produção de “Show Variado” foi a acuidade técnica nas gravações, que agora o camelô dispôs. Elas soltam aos olhos no resultado final. Feito a partir de um projeto financiado com recursos do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife e do Edital de Fomento à Produção Audiovisual do Governo de Pernambuco, o filme foi produzido pela Página 21. Nisso, vemos não só profissionalismo na fotografia de Henrique Paiva, como na edição de Rafael Coelho entre outros aspectos ténicos.

O projeto envolve ainda o lançamento do DVD de “Show Variado”, que engloba o making of do vídeo e a remasterização do filme “A Mulher e O Mandacaru”, feito originalmente em Super-VHS por Simião em 1996. O DVD poderá ser comprado na própria banca que Simião mantém no Camelódromo, na avenida Dantas Barreto, ou em bancas de revista.

Serviço
Lançamento do filme “Show Variado”, de Simião Martiniano
Hoje (31/05), 20h, no Cineteatro do Parque.
Entrada franca

Mais Recentes

Publicidade