X

0 Comentários

Festivais

3° Cine Designe (Recife)

O que o cinema deve ao design?

Por Luiz Joaquim | 01.06.2010 (terça-feira)

Em 2008, um grupo de designers entendeu que o tema merecia um encontro no Recife para discutir as infinitas vertentes de sua atuação, particularmente no cinema. Nasceu então o Cine Design, evento que hoje (01-06-10) dá partida (e vai até sexta-feira, 04) a sua 3ª edição, no Cineteatro Apolo e na galeria do Centro de Design do Recife (Casa 10, Pátio de São Pedro), além de uma exposição de cartazes de filmes, dispostos na mesma galeria, feitos pelos alunos de cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No Cineteatro Apolo acontecem mostra de Vídeos Experimentais pela curadoria da videoartista Kika Nicolela (SP). Até quinta-feira – entre 17h e 18h30 – será mostrado um panorama da produção internacional, com recortes inéditos na cidade dos festivais: Videoformes 2010 (Clemont Ferrand-França), Oberhausen International Short Film Festival (Alemanha) e do projeto Exquisite Corpse Video, que traz a produção colaborativa de 60 artistas de 25 países.

Logo depois (19h), no mesmo espaço, serão realizadas palestras sobre as áreas que inserem o design na cadeia produtiva do cinema como: “Novas Formas do Vídeo”, com Kika Nicolela (SP); “Direção de Arte”, com Luciana Bueno (SP, da AIC- Academia Internacional de Cinema); “Figurino”, com Luciana Buarque (PE/RJ, figurinista de “Hoje é Dia de Maria” e “A Pedra do Reino”); “Efeitos especiais”, com André Pinto (PE, da Casullo Agência Digital). André, na quarta-feira, além de mostrar como anda o mercado nesse campo, particularmente em produções de baixíssimo orçamento, fará uma traçado de seu histórico com suas realizações – como o primeiro “Vida de Artistas”, “De Ponta Cabeça”, “Cem em Um” e outros – mostrará também exemplos de seu trabalho criativo em projetos como “Recife Frio”, de Kleber Mendonça FIlho, e “O Homem Dela”, de Luiz Joaquim.

Durante o evento alguns dos palestrantes também ministrarão workshops nas suas respectivas áreas de atuação: Direção de Arte; Figurino e Vídeo Experimental – este último desenvolvido pelos cursos de Cinema e Design da UFPE, tendo à frente os professores Paulo Cunha, Isabela Aragão e o videasta Oscar Malta.

O Cine Design encerra sexta-feira com um debate protagonizado por Gabriel Mascaro (“KFZ1348”, “Um Lugar ao Sol”, “Avenida Brasília Formosa”) e sua equipe de arte. Esta 3ª edição do Cine Design é promovido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, AESO e UFPE.

Mais Recentes

Publicidade