X

0 Comentários

Reportagens

Resgate sentimental urbanístico

Ninhos Antigos

Por Luiz Joaquim | 20.06.2011 (segunda-feira)

Dentro de um panorama audiovisual pernambucano, iniciado em 2008, que joga seu olhar sobre um desarticulado crescimento urbano na cidade do Recife, agrega-se hoje, às 19h no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, mais um trabalho. É o lançamento do média-metragem “Ninhos Antigos” (40 minutos), de Osman Godoy. A obra é parte de um projeto maior sobre pesquisa patrimonial patrocinado pelo Funcultura, entitulado “Recife em Transformação: Modos de Morar e Construir”. O trabalho investiga as mudanças nas moradias da cidade entre 1850 e 1930 sob a orientação do historiador Denis Bernardes, coordenando quatro arquitetas além de uma antropóloga.

“Ninhos Antigos” teve uma exibição, em versão reduzida, no Festival de Vídeo de Pernambuco, em dezembro último, tendo recebido Menção Honrosa. O que será visto hoje mostra as transformações das moradias nos bairros no Derby, 17 de Agosto, Rosa e Silva, Rui Barbosa, Espinheiro, Estrada de Belém, Graças, Madalena, Torre, Rua Real da Torre, José Bonifácio, Visconde de Albuquerque, Várzea. A produção foi pautada por quatro questões: a relação das moradias escolhidas com o espaço urbano, a relação de tais moradias com o entorno imediato, os valores e padrões estéticos e sociais que tais conjuntos expressam e materializam sob a forma arquitetônica, e a perspectiva antropológica sobre os modos de morar.

Num dos depoimentos do filme, a arquiteta e urbanista Amélia Reynaldo comenta: “A discussão, no meu ponto de vista, não é se é vertical ou não é vertical. É como o vertical se instala na cidade. É como o vertical desrespeita o passado quando ele se instala num local onde, provavelmente, não seria adequado”. E conclui, grave: “Nós tivemos uma cultura urbanística onde praticamente a cidade era algo descartável , eternamente descartável, que tudo poderia ser substituído”.

Sobre as filmagens, Godoy explica: “Optamos por um roteiro que revelasse o sentimento da equipe sobre o tema. Como é doloroso admirarmos um belíssimo exemplar de residência e vermos algum tempo depois ela ser posta abaixo sem o mínimo respeito ao que ela representou na história urbanística da cidade, ou no sentimento dos seus moradores”.

SERVIÇO:
Filme “Ninhos Antigos”, de Osman Godoy
Cinema da Fundação (Recife)
Hoje (seg, 20), 19h
Entrada franca

Mais Recentes

Publicidade