X

0 Comentários

Festivais

7° Mostra do Cinema Atual Espanhol (Recife)

Espanha em foco na Fundaj

Por Luiz Joaquim | 02.11.2011 (quarta-feira)

Quando exibiu em junho de 2010, no 20o. CineCeará, o longa-metragem espano-francês “A Mulher Sem Piano” ( La Mujer Sin Piano, 2009), de Javier Rebollo, teve uma apresentação curiosa pelo seu produtor, Damián París. Ele disse: “Este é um filme protagonizado por uma mala e um par de sapatos”. Hoje, o Recife terá a chance de ver a produção na abertura da “Mostra do Cinema Atual Espanhol”, que acontece até domingo (sempre às 19h e com entrada franca) na sala João Cardoso Ayres, na Fundação Joaquim Nabuco do Derby.

Promovido pela a Cinemateca Brasileira, a Embaixada da Espanha no Brasil e a Agência Espanhola de Cooperação Internaciona, esta sétima edição do evento exibe, em DVD, cinco produções representativas da safra de filmes realizados na Espanha em 2009 e 2010. São longas-metranges de estréia de jovens diretores daquele país recém-saídos das escolas de cinema e obras premiadas nos mais tradicionais festivais do mundo, como Cannes.

No caso de “A Mulher…”, Rebollo fez um filme sem pressa no ritmo, em com enquadramentos precisos sob uma luz e tom melancólicos. Assim conhecemos 24 horas da vida da dona de casa madrilhenha, Rosa (a boa Carmen Machi). Casada com um taxista constantemente ausente pelo trabalho – e “ausente” mesmo quando está fisicamente em casa – Rosa divide sua vida entre as tarefas domésticas e o serviço de depilação que oferece em sua própria residência. Certa noite, decide deixar tudo para trás e, de peruca, com sua mala, decide deixar Madrid, mas é sempre impedida por alguma circunstância prática.

Os outros títulos em exibição são “Todos São Capitães” (amanhã), de Olivier Laxe, que exibiu na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2010; “Todas as Canções Falam de Mim” (sexta-feira), de Jonas Trueba; “Três Dias com a Família” (sábado), de Mar Coll; e “Os Condenados” (domingo), de Isaki Lacuesta

SERVIÇO
Mostra de Cinema Atual Espanhol 2011(em DVD)
Sala João Cardoso Ayres,
Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife
de 2 a 6 de novembro – 19h
Entrada franca – Fone (81) 3073-6688

Mais Recentes

Publicidade