X

0 Comentários

Artigos

Humor campeão

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 06.01.2014 (segunda-feira)

O crítico de cinema Pedro Butcher, colaborador do informativo “Filme B”, lembrou semana passada que, de acordo com o site (www.boxofficemojo.com), os campeões de bilheteria de 2013 em cinco países importantes foram comédias. Na China: “Journey to the West: Conquering the demons”; Itália: “Sole a Catinelle”; Alemanha: “Fuck you Goethe”; França: “Les Profs”. Butcher, assim, levanta uma reflexão sobre o fato das comédias (independente de sua qualidade) fazerem tanto sucesso nos cinemas do Brasil. Sobre o mesmo assunto, a crítica Ana Maria Bahiana escreveu: “comédia é local, drama é mundial. Comédia, que se ancora nas referencias culturais, sociais, psicológicas de um grupo de pessoas, serve maravilhosamente [a] mercados internos. Para viajar através de fronteiras, o drama é o melhor gênero. Agora… qualidade já é outra conversa…”

10 x 2014
Já que o momento é de listinhas, a revista “Variety” publicou aqueles que são os dez filmes mais esperados para 2014: o adolescente “Divergent”; “Homem-Aranha 2”; “X-men: Dias de Um Futuro Esquecido”; “Hunger Games: Mockingjay: part 1”; “Malévola”; “Godzilla”; “The Fault in Our Stars” (mais um adolescente); “Capitão América: O Soldado Universal”; “Need for Speed”; e “22 Jump Street”. Dois outros entraram na lista: “Uma Aventura Lego” e “Velozes e Furiosos” (que deve estrear em 2015).

Scorsese DiCaprio
Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio (foto acima) receberão o prêmio Vanguarda do Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (Califórnia). Ambos serão celebrados por sua colaboração em cinco filmes, mas o anúncio do festival destacou “O Lobo de Wall Street” (estreia no Brasil 24 de janeiro), dizendo que o lançamento da Paramount “levou, ambos, pela coragem e desprendimento de seu trabalho, a um nível ainda mais profundo”. O festival vai de 30 de janeiro a 9 de fevereiro.

Mulhere$
Em 2013, Hollywood viu grandes sucessos de bilheteria protagonizado por Jennifer Lawrence em “Jogos Vorazes: Em Chamas”; com Sandra Bullock em “Gravidade”; e com Melissa McCarthy (e Bullock de novo) com “As Bem Armadas”. Detalhe é que nenhuma destas produções foram dirigidas por mulheres. E já se vão cinco anos que Kathryn Bigelow tornou-se a primeira mulher a vencer um Oscar como diretora por “Guerra ao Terror”.

Roger Ebert
O documentário sobre o crítico de cinema Roger Ebert (1942-2013) – “Life Itself”, de Steve James – terá sua primeira exibição no Festival de Cinema Sundance (EUA), dia 19 de janeiro. O filme aproveita informações do texto de Chaz Ebert, que por sua vez transcreveu trechos de entrevista dada por Roger Ebert a Chris Jones da revista “Esquire”. Chaz disse que espera que o filme retrate “o homem e não o ícone Ebert”.

Mais Recentes

Publicidade