X

0 Comentários

Artigos

O meu dinheiro

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 07.04.2014 (segunda-feira)

Uma das mais equivocadas expressões ditas pelo espectador – e que muito se escuta ao final de algumas sessões de cinema – é: “Quero meu dinheiro de volta”. O imperativo habitualmente é dito quando este espectador se decepciona com a conclusão do enredo. Há mais de uma natureza de equívoco na frase. Uma delas vincula-se ao não-entendimento de que paga-se um ingresso pelo serviço, e não pelo qualidade do conteúdo (o filme) que se consumirá nesse serviço. Tal clama por “justiça” seria o mesmo que um leitor pedir para ser reembolsado por um livro com um projeto editorial estupendo, mas cujo contéudo literário é medíocre. Agora, se o livro lhe chega com defeito físico, o consumidor nem precisa querer seu dinheiro de volta para recebê-lo, porque isso será um direito seu. O mesmo serve para uma sessão de cinema que tem sua projeçao interrompida por problemas de infra-estrutural do espaço. Um outro aspecto de erro em clamar o resgate financeiro pelo que se pagou por um ingresso de cinema relaciona-se com a frustação artística do espectador ao final do filme. Mas isso comentamos depois.

Amaraji
Começa amanhã, com a oficina “Poesia Quadro a Quadro”, de Quiá Rodrigues, o projeto “Cinema na Mata: Curta a Palavra” na cidade de Amaraji, Mata Sul de Pernambuco. Além de outras quatro oficinas, a produção preparou uma mostra com 28 filmes – entre clássicos, inéditos e consagrados – que iniciam sua projeção na sexta-feira (11) – indo até domingo – sob uma tenda montada na praça pública do município. “Cinema na Mata: Curta a Palavra” é uma realização da Associação Bondosa Terra com incentivo do Governo do Estado e tem apoio da Prefeitura Municipal de Amaraji.

Dancin Days
O canal Viva (TV a cabo) inagura hoje, a meia-noite, a reprise da telenovela “Dancing Days”, de autoria de Gilberto Braga, que foi levada ao ar pela Rede Globo originalmente em 1978. No elenco, Lauro Corona, Glória Pires, Joana Fomm, Sônia Braga e Antônio Fagundes. A novela tornou-se uma referência por mostrar na tevê a febre da juventude em frequentar discotecas – hábito popularizado pelo sucesso no cinema de “Os Embalos de Sábado à Noite” (1977).

New Wolverine
Quinta-feira (03), o jornal inglês The Guardian disse que na divulgação do novo “X-Men: Days of Futuro Past”, o eterno Wolverine, Hugh Jackman, apontou Channing Tatum como uma possibildade de ator para subtituí-lo para quando ele pendurar as chuteiras como o indestrutível mutante. Jackman disse que a Fox inevitavelmente deverá apresentar um outro ator no futuro, uma vez que, garantiu Jackman, “eles nunca irão aposentar o herói com garras de adamantium”.

É verdade
Acontece em São Paulo mais uma edição do festival de documentários “É Tudo Verdade”. Inclui dois filmes inéditos de Eduardo Coutinho (“A Família de Elizabeth Teixeira” e “Sobreviventes de Galileia”). Há uma retrospectiva de Helena Solberg, o novo filme de Aurélio Michilles, e retrospectiva dos documentários de Sohei Imamura (de “A Batalha da Narayama” e “A Enguia”).

Mais Recentes

Publicidade