X

0 Comentários

Artigos

Aos iniciantes

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 29.12.2014 (segunda-feira)

Como despedia de 2014, um mensagem aos jovens críticos de cinema. Vale lembrar-lhes que aquilo que lhes parece um dom – uma vez que escrevem com vigor e são lidos cada vez mais no meio virtual – é na verdade o fruto de uma natural inquietação própria da juventude. Assim como vemos surgir talentos promissores, é inteligente atentar que foi assim também no passado (mesmo antes da Internet), e depois aqueles sumiram sem cumprir a promessa que deles se esperava. Muitos passaram a viver, depois, sem distinção sob a vocação da crítica, pois não possuíam verdadeiro talento. Possuíam apenas o instintivo ímpeto juvenil para a indignação. Para todo jovem o ato de questionar é uma forma de jogar. É diversão típica da pouca idade e às vezes sua sustentação é tão firme quanto um castelo de areia.

Oscar 2015
Críticos dizem que uma das melhores coisas sobre o filme de Alejandro Gonzalez Iñáritu – “Birdman” – é sua improvisada trilha sonora pontuada pelo jazz de Antonio Sanchez. Concorrerá ao Globo de Ouro, mas ela não poderá concorrer ao Oscar uma vez que, pela Acadêmia, o filme tem um percentual de música clássica maior que música original.

Cannes 2015
Realizador, quer ir a Cannes? Atenção: estão abertas as inscrições para filmes à competição oficial de duas mostras paralelas do festival – a Quinzena dos Realizadores (criada em 1968) e a Semana dos Realizadores, que mostra até o terceiro longa-metragem de cineasta. A seleção inclui os filmes para a competição “Um Certo Olhar”. Informações para a inscrição podem ser acessadas pelo endereço (www.quinzaine-realisateurs.com/submissions-2014-h79.html).

Cinza
A primeira exibição mundial para a adaptação cinematográfica do livro “Cinquenta tons de Cinza”, de E. L. James, acontecerá no Festival de Berlim. A coordenação do evento anunciou segunda-feira (22) que a pré-estreia será no dia 11 de fevereiro, com a participação da diretora Sam Taylor-Johnson, e dos atores protagonistas.

Mais Recentes

Publicidade