X

0 Comentários

Artigos

Proximidades

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 19.01.2015 (segunda-feira)

Perguntaram-me se a proximidade com o realizador tende a influenciar o tom da crítica. Respondi que tende, mas não diria que é uma regra. O crítico teria de ser medíocre para deixar-se conduzir pela proximidade com o realizador. Ao mesmo tempo, quanto mais próximo do cineasta, o autor da crítica pode, até de maneira não consciente, perceber uma beleza que não há na obra – mas sim na energia do diretor – ou uma feiura que não há na obra – mas sim no comportamento imaturo de um realizador; e daí fica fácil embaralhar tudo. É preciso evitar armadilhas e nisso a experiência ajuda. Há algo mais. No país dos cordiais, a crítica é bastante branda. Seu tom está muito relacionado à origem de sua cultura. São diversas as variáveis e é isso que torna a prática tão dinâmica, em constantes revisões.

Enquanto isso…
Enquanto alguns favoritos da temporada de prêmios nos EUA ganham cada vez mais destaque, o 20º Prêmio da Crítica dos EUA concebeu na quinta-feira passada seus prêmios, confirmando o sucesso de alguns filmes, mas revelendo algumas surpresas, como Jenny Slate levando o prêmio de atriz cômica por “Obvious Child”.

Olímpico
Atenção produtoras: O Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro está com inscrições abertas (até 06/02) para o concurso que fará seleção pública de oito novos documentários. Cada proposta de curta-metragem selecionada recebe R$ 230 mil para ser rodada ao longo de 2015. Qualquer produtora brasileira cadastrada na Agência Nacional de Cinema (Ancine) pode concorrer (inscrições por www.memoriadoesporte.org.br). O “Memória” já viabilizou 29 curtas e dois médias desde 2011.

Oscar
Este é um dos mais imprevisíveis anos para o Oscar. “Invencível”, de Angelina Jolia, gerava expectativas mas correu por fora. Jennifer Aniston também foi esnobada por “Cake”. “O Abutre” foi outro esquecido. Assim como Ava DuVernay por “Selma” poderia ser a primeira diretora negra a concorrer na festa.

Avatar 2
A segunda parte da tetralogia “Avatar”, de James Cameron foi adiada para 2017. Antes programada para 2016, a primeira sequência do filme original lançado em 2009 teve sua data alterada, anunciou seu autor na semana passada, em função do desenvolvimento dos três roteiros ao mesmo tempo e das limitações tecnológicas. Os roteiros devem ficar pronto até o fim deste janeiro e filmagens iniciam em breve.

Mais Recentes

Publicidade