X

0 Comentários

Artigos

O Armário

O Armário

Por Luiz Joaquim | 02.02.2015 (segunda-feira)

Pouco abordados de frente fora do ambiente LGBTT e ainda gerando polêmicas (pena, pois reforça que preconceitos estão no ar), os filmes com temática homossexual vêm ganhando força nos últimos anos. Não é preciso tanta sagacidade para compreender que, se o filme não é assumidamente uma bandeira política, e sim uma obra interessada em extrapolar questões sexuais, ele poderá ser mais eficiente, longevo e alcançar mais espectadores. Títulos como “Um Estranho no Lago” e no Brasil “Tatuagem” são bons exemplos. Para o oposto disto, numa óbvia leitura, entendemos que enquanto o quadro estiver apenas preocupado em focar-se na genitália (e só nela enquanto existe um corpo inteiro para definir a identidade humana), mais restrito ele será. E tal ocupação, formalmente, pode limitar ao invés de libertar.

Machado
A Revista de Cinema publicou que Toni Venturi encerrou filmagens de “A Comédia Divina” , inspirado no conto “A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis. No enredo, a atriz Monica Iozi é uma jornalista iniciante que vai parar num programa em decadência e lá ela noticia que o diabo fundou sua própria igreja na Terra. Ainda no elenco Murilo Rosa.

SP-Cine
Inaugurou quarta-feira (28), finalmente, a Spcine, empresa de cinema paulista, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com a presença do prefeito de São Paulo Fernando Haddad, do ministro da Cultura Juca Ferreira (foto acima), do presidente da Ancine Manoel Rangel, de seu presidente Alfredo Manevy. A empresa lançou os primeiros editais, em seis linhas de desenvolvimento que somam R$ 20 milhões a ser distribuído junto com o Fundo Setorial do Audiovisual. Inscrições abrem em março.

19º Cine-PE
O 19º Cine PE-Festival do Audiovisual ( entre 2 a 8 de maio), segue com inscrições abertas até 16 de fevereiro. A competição se dividirá entre curtas pernambucanos, curtas nacionais, documentário internacional e ficção internacional. Inscrições no site www.cine-pe.com.br. O regulamento está no mesmo endereço.

Hawke
Ethan Hawke (“Boyhood”) vive novamente o pai de um adolescente em “Ten Thousand Saints” (literalmente, “Dez Mil Santos”, sem data de lançamento no Brasil), Asa Butterfield (“A Invenção de Hugo Cabret”) é um malcriado jovem nos anos 1980 que nunca teve um relacionamento real com o pai Les (Hawke). O garoto procura consolo na música punk e com drogas, além de seu melhor amigo Teddy.

Mais Recentes

Publicidade